sábado, 7 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA - 5 de MARÇO


















Na escola com encarregados de educação

Foi com muita satisfação que contámos com a presença dos encarregados de educação nas nossas actividades. Acreditamos que a sua contribuição é preciosa para a criação e desenvolvimento de hábitos de leitura e estamos convictos de que só conjugando esforços alcançaremos essa meta.
O poema “Rotina”, de Eugénio de Andrade, abriu a sessão dinamizada pelos encarregados de educação. A leitura esteve a cargo da D. Maria do Rosário Galinha, encarregada de educação do aluno Miguel Galinha, do 7ºA.
Seguidamente, a encarregada de educação do aluno Filipe Marques, do 10ºB, D. Cristina Simões, leu-nos uma crónica de Monica Monasterio (autora espanhola), intitulada “Limites”, na qual esta refere que “somos a última geração de filhos que obedeceu a seus pais e a primeira geração de pais que obedece a seus filhos”. Um texto que dá que pensar...
A D. Maria Júlia Serrudo, mãe da Ana Chainho (10ºA) e do Marco Chainho (7ºA), optou pela leitura de uma crónica de José Luís Peixoto que retrata a falta de perspectivas futuras para os jovens de hoje. Um tema muito pertinente e adequado ao público presente.
As leituras encerraram com poesia. A professora Adélia Bentes, encarregada de educação do aluno João Bentes (9ºA), presenteou-nos com a leitura de um poema de Manuel Alegre.
Para encerrar trocámos impressões sobres os textos lidos. Proporcionámos momentos de reflexão, pois ler também é reflectir e partilhar.
Gostaríamos de felicitar as encarregadas de educação acima referidas pela qualidade das suas participações, renovando desde já o nosso convite para próximos eventos.

Homenagem a Camões



Após a participação das encarregadas de educação, os alunos do 10ºA e 10ªC prestaram uma homenagem ao grande símbolo da cultura portuguesa no mundo – Luís Vaz de Camões. Muitos foram os poetas, portugueses e estrangeiros, que nos seus escritos dedicaram belíssimos textos ao autor de Os Lusíadas: Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga e Carlos Drummond de Andrade foram os poetas seleccionados para esta homenagem, à qual não faltaram os famosos e sempre belos sonetos camonianos: “O tempo acaba o ano, o mês e a hora”, “Julga-me a gente toda por perdido”, “Sempre a razão vencida foi de Amor” e “Na fonte está Lianor”.
O grande momento desta sentida homenagem foi a entrevista a Camões, em que o aluno Cláudio Mira (10ºA) encarnou o grande poeta, declamando versos que explicaram alguns aspectos da sua vida. É de sublinhar a forma responsável e empenhada como este aluno assumiu o seu papel.
Terminámos com Camões cantado. O 10ºC cantou “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, numa versão de José Mário Branco, e “Amor é fogo que arde sem se ver”, um soneto musicado pelos Pólo Norte.
Felicitações aos dinamizadores desta meritória homenagem.

Na escola com outras Bibliotecas

As bibliotecárias da Biblioteca Municipal de Vendas Novas desenvolveram um atelier de escrita com os alunos do 8ºB. Palavra Poesia foi o título atribuído a esta actividade que, segundo as dinamizadoras, teve resultados muito satisfatórios. Os alunos constataram que escrever pode ser bem divertido!

Sopa com Letras

O 7ºA serviu Sopa com Letras aos meninos do 1º ciclo que almoçam na nossa cantina. Estes deliciaram-se com a história e quiseram repetir.

Partilha de Experiências de Leitura

À tarde, um grupo de alunos do 12ºB, no âmbito de Área de Projecto, presenteou-nos com a leitura expressiva de um excerto de O Principezinho, de Saint Exupéry. Um livro eterno que nos mostra que “o essencial é invisível aos olhos”.
O outro livro divulgado foi Uma Viagem ao Tempo dos Castelos, da Colecção Viagens no Tempo, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Uma viagem no tempo e na leitura...

Sem comentários: