terça-feira, 3 de março de 2009

Na escola com encarregados de educação e professores



















Hoje, dia 3 de Março, iniciámos as actividades da Semana da Leitura às 10H 05, com a presença dos alunos do 10ºA e 10ºB.
A sessão abriu com sotaque brasileiro, tratou-se da leitura do poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, pelo aluno Daniel, do 10ºB .
Seguiram-se as leituras dos encarregados de educação. Leituras que conseguiram cativar os presentes, não só pela pertinência e qualidade dos textos seleccionados, como pela forma como foram lidos e apresentados. O professor Joaquim Perfeito, presente na condição de encarregado de educação do aluno João Perfeito, do 12ºC, escolheu poesia para deleitar os presentes: “A Ilha do Tesouro”, de Álvaro Magalhães, “Beatitude”, de Nuno Júdice e “Com fúria e raiva” , de Sophia de Mello Breyner, foram os poemas seleccionados por este encarregado de educação.
A encarregada de educação do aluno Manuel Romão, do 11ºA, a professora Catarina Romão, leu um conto de José Jorge Letria: “O valor do silêncio”. A professora Marta Ropio, na qualidade de encarregada de educação da aluna Beatriz Ropio, do 10ºB, apresentou um poema do poeta brasileiro Rui Ribeiro Couto, intitulado “A menina gorda”. A leitura deste poema foi adoçada com sotaque brasileiro.
The last but not the least foram as professoras que se disponibilizaram para falar de leituras. E fizeram-no de uma forma entusiástica, o que sem dúvida cativou e prendeu a audiência.
A professora Georgina Pinto, à semelhança do ano passado, decidiu apresentar António Gedeão. A admiração e o fascínio sentido por este grande poeta, foram evidentes na forma “apaixonada” como apresentou e explorou o “Poema para Galileu”.
A professora Elsa Mendes, de forma simples e cativante, partilhou algumas das suas leituras favoritas, destacando autoras latino-americanas como Isabel Allende, Laura Esquivel e Sandra Sabanero. Também apresentou Os Maias, de Eça de Queirós, como a sua obra de referência. Para o público feminino, sugeriu a leitura de Já não sofro por amor da escritora espanhola Lucía Etxebarria.
A professora Cláudia Arnaud, apesar de já dispor de poucos minutos para a sua apresentação, divulgou o género policial, com A Ilha do Negro, de Agatha Christie.
Certamente que a qualidade das apresentações terá suscitado em muitos alunos a curiosidade de ler, de conhecer novos livros e autores.
Muito obrigada a todos os participantes.

1 comentário:

Unknown disse...

Esta actividade foi deveras gratificante. É sempre muito positivo verificar que ainda há Encarregados de Educação que se disponibilizam a vir à Escola e partilhar um pouco do seu tempo. O tempo partilhado no âmbito da Semana da Leitura foi um tempo de muita qualidade - quer os Encarregados de Educação quer os professores participantes testemunharam, de uma forma muito atractiva, a sua condição de leitores. Felicitações a todos!