domingo, 31 de maio de 2009

SEMIFINAL CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


As semifinal e final nacionais do Concurso Nacional de Leitura Ler+ tiveram lugar, respectivamente, nos dias 30 e 31 de Maio de 2009, no Cine Teatro da Encarnação, em Lisboa, sendo a final nacional transmitida pela RTP no Domingo, dia 7 de Junho.
A aluna Helena Couto, do 11ºA, representou a nossa escola na Semifinal do Concurso Nacional de Leitura que integrou os 72 participantes apurados nas selecções distritais, divididos em duas categorias: alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Cada categoria foi repartida em painéis de 6 jogadores, tendo cada painel de enfrentar uma sequência de 3 provas eliminatórias baseadas nas três obras a concurso: O Monte dos Vendavais, de Emily Bronthë, Tia Suzana, meu amor, de António Alçada Baptista e A Gaivota, de Anton Tchekov.
As três provas consistiram em três modalidades: 1ª prova – compreensão e conhecimento; 2ª prova – leitura e expressão; 3ª prova – escrita e criatividade.
Depois de terem jogado todos os concorrentes, foram apuradas as doze melhores classificações da cada categoria, que transitaram para a Grande Final.
Apesar de revelar um excelente conhecimento das obras levadas a concurso e de ter tido uma boa prestação perante as intimidativas câmaras televisivas, a Helena não foi apurada para a Grande Final, pois além da avaliação das provas envolver um elevado grau de subjectividade, foi nitidamente dada primazia à expressividade da leitura em detrimento do conhecimento das obras, o que nos faz discordar da modalidade de provas escolhidas para Final 2009, pois não testam o domínio das obras trabalhadas, mas sim a expressividade dos concorrentes!
Sentimo-nos muito orgulhosas da participação da Helena ao longo das diferentes fases do Concurso Nacional de Leitura, tendo evidenciado um grande sentido de responsabilidade, exigência pessoal e conhecimento das obras.

Sem comentários: