sexta-feira, 22 de maio de 2009

EÇA DE QUEIRÓS REVISITADO




Os Maias, de Eça de Queirós, é uma das obras estudadas na disciplina de Português, no 11º ano. Neste contexto, os alunos do 11ºC prepararam a dramatização de um episódio significativo deste livro – o “Jantar no Hotel Central” – e no dia 22 de Maio apresentaram-no aos colegas do 10ºE e do 12ºC, na Biblioteca Escolar.
Neste emblemático episódio assistimos a uma forte crítica social ao Portugal da segunda metade do século XIX, marcado pela apatia, ignorância e indolência da classe política dirigente.
Além da discussão política, assistimos ainda a uma discussão de âmbito literário, que opõe o romantismo ao realismo e ao naturalismo.
Neste jantar contámos com a presença do médico Carlos da Maia (João Louro), do político Cohen (António Santos), do inglês Craft (Rute Galinha), do poeta ultra-romântico Tomás de Alencar (Pedro Madeira), do desocupado João da Ega (Ângela Mendes) e do criado (Marco Pirata).
Aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir a esta dramatização, poderão fazê-lo no dia 6 de Junho, no Sarau Cultural dinamizado pela Biblioteca Escolar, que decorrerá no Auditório Municipal, pelas 21H30

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns aos alunos do 11ºC pela actividade que prepararam no âmbito do Dia do Autor Português (22 de Maio), trazendo até nós esse vulto das letras portuguesas. Conseguiram mostrar, de forma interessante e engraçada, que a crítica social e política veiculada na obra de Eça de Queirós, continua bem actual! Vai ser bom partilharem o "Jantar no Hotel Central" com um público mais alargado no Sarau Cultural no dia 6 de Junho.