quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS









10 de Dezembro de 2008 – Esta quarta-feira comemoraram-se os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948, em Paris.
Passados 60 anos sobre a assinatura da Declaração, continua a ser um desafio aplicar o que alguns definiram como um direito à realidade. A realidade internacional é ainda muito diferente daquela inscrita na Declaração, uma vez que milhões de pessoas continuam a ser privadas de direitos essenciais como a alimentação, educação, saúde, justiça, igualdade, etc.
Na nossa Biblioteca, este dia foi assinalado através de uma apresentação de trabalhos seguida de debate.
Os dinamizadores desta actividade foram os alunos do 12º C, no âmbito de Área de Projecto, e do Curso Profissional de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente, na disciplina de Português.
Ao longo da sessão, foram focados grandes vultos da História Mundial que se destacaram na sua luta pelos Direitos Humanos: Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Aristides Sousa Mendes… foram algumas personalidades homenageadas.
No fundo, pretendeu-se criar um espaço de reflexão e relembrar que há muito a fazer para pôr em prática a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada há 60 anos atrás.

1 comentário:

Unknown disse...

Continua a ser muito importante assinalar datas como o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos que, volvidos sessenta anos desde a sua publicação, continua a não passar de uma "declaração"!! Para quando a sua transformação em Lei Universal? Parabéns às alunas do 12ºC pelo trabalho que prepararam e pelas questões oportunas que lançaram ao auditório. Parabéns aos alunos do Curso Profissional de Higiene e Segurança no Trabalho por nos terem relembrado de tão ilustres figuras que muito pugnaram para que os direitos humanos não fossem letra morta.