segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A M.A.C.S no dia a dia

No âmbito da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais realizou-se uma atividade sobre partilhas, no âmbito do projeto “ Saber mais para partilhar bem”, na biblioteca da escola, com a presença da Dr.ª Margarida Agostinho – licenciada em Direito. Nesta apresentação esti- veram presentes as turmas do 10.º D e do 10.º E.
A Dr.ª Margarida, começou por nos dar a conhecer os símbolos da justiça – a espada, que simboliza a força, a coragem e a coerção, a balança que simboliza o equilíbrio e a igualdade e por fim, a venda que significa imparcialidade. Foi solicitada a participação dos alunos na resolução de alguns exemplos de partilha de bens; a primeira situação tinha como objetivo a divisão de bens no caso de um divórcio e a segunda situação tinha como objetivo a divisão de bens por três herdeiros (mulher e dois filhos maiores de idade). Os alunos aprenderam também que as partilhas podem ser feitas judicial ou extrajudicialmente, judicialmente quando não há entendimento entre as partes interessadas e extrajudicialmente quando há uma divisão sem recorrer à justiça.
Para finalizar, a nossa convidada respondeu a algumas questões elaboradas pelos alunos no sentido de es- clarecer algumas dúvidas sobre heranças.
Inês, Rita, Rúben e Miguel L. do 10.º D

Sem comentários: