
No dia 20 de Abril, 2ª feira, o conceituado ilustrador e designer Henrique Cayatte estará na biblioteca escolar, pelas 10 horas.
Henrique Cayatte apresenta um currículo admirável, tendo ganho imensos prémios nacionais e internacionais.
Ilustrador
Como ilustrador ganhou em 1986 o 1º Prémio da Secretaria de Estado da Cultura para o conjunto da sua obra de ilustração.
Em 1988 ganhou o Prémio Gulbenkian de Ilustração de Literatura para Crianças pelas ilustrações do livro infantil O Grande Lagarto da Pedra Azul, de Papiniano Carlos.
Em 2000 ganhou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro Estranhões & Bizarrocos com texto de José Eduardo Agualusa e em 2001 ganhou de novo o Prémio Gulbenkian de Ilustração com esta mesma obra.
Henrique Cayatte foi designado candidato português ao Prémio Hans Christian Andersen 1998 (ilustração), pelo conjunto da sua obra para crianças e jovens.
De entre as mais de duas dezenas de títulos que editou, contam-se as ilustrações para obras de Alice Vieira e ainda para os seguintes volumes: História da nuvem que não queria chover, de Fernando Bento Gomes, Lisboa, Caminho, 1983; O búzio de nácar, de Carlos Correia, 2.ª ed., Lisboa, Caminho, 1986; O grande lagarto da Pedra Azul, de Papiniano Carlos, Lisboa, Caminho, 1986; O menino eterno, de José Jorge Letria, Porto, Civilização, 1994. (J.A.G.)
Designer
Foi responsável pelo design de publicações como o jornal Público e as revistas Ler e Egoísta.
Foi o designer coordenador dos catálogos para a área de exposições de «Lisboa — capital Europeia da Cultura 94».
Projectou o sistema de sinalética e comunicação da EXPO'98 e, em 1999, ganhou o Prémio Nacional de Design.
Foi responsável pelo design das exposições “Liberdade e Cidadania 100 Anos Portugueses” e “Engenho e Obra”.
Membro da Associação Portuguesa de Designers é, desde 2004, presidente do Centro Português de Design e integra o Board do BEDA (Bureau of European Design Associations) para o biénio 2008-2010.
É autor do design global do novo Passaporte Electrónico Português e do Cartão do Cidadão.