sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Eco Challenge

No dia 6 de janeiro uma equipa do Eco Challenger deslocou-se à escola para promover e divulgar o projeto. Assistiu a turma A do 11.º ano, com o Professor Luís Bentes. O projeto Eco Challenge tem como objetivo principal o desenvolvimento de atividades que sensibilizem a comunidade educativa para a importância da eficiência energética, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. Este projeto disponibiliza um sistema de monitorização da energia elétrica na escola, o qual permite avaliar os indicadores de consumo, com vista à utilização mais racional da energia. Esta iniciativa é promovida pela EDP Serviço Universal em parceria com a ISA (Intelligent Sensing Anywhere S.A.), com o apoio do Ministério da Educação e Ciência / Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Cada escola pode participar com um grupo de quatro a seis alunos do ensino secundário e um a dois professores, que terão como missão sensibilizar a comunidade educativa para a promoção de medidas que implementem a eficiência energética e de responder aos desafios que serão colocados através da plataforma online que apoia o projeto.

Literacia da Informação

No dia 14 de janeiro a turma A do 7.º esteve presente na B.E. no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa para cumprir o o Plano de desenvolvimento /formação em literacias de informação, tecnológica e digital com a atividade Literacia de Informação- Modelo PLUS.

Deco-jovem


A nossa escola, através do Eco – Escolas, aderiu à rede “Deco-jovem” e neste âmbito decorreram no dia 12 de dezembro e 13 de janeiro algumas sessões de sensibilização no âmbito da Educação para o consumo - Gerir e poupar- direitos e deveres dos consumidores. As dinamizadoras foram a Dr.ª Helena Guerra e a Dr.ª Margarida Lascas, tendo participado o10.º D, 12.º C, 10.º E e 10.º B, com as professoras M.ª José Rodrigues e Ana Gaibino. A partir de um suporte em PowerPoint, estabeleceu-se uma agradável conversa entre os alunos e as dinamizadoras. Como consumidores, às vezes, “caímos” em armadilhas, somos enganados e prejudicados. Claro que alguns fazem escolhas acertadas, dão melhor uso ao seu dinheiro e tomam decisões com menor impacto para o ambiente. O que faz a diferença? A DECOJovem pode ajudar-nos a proteger! Aprender a fazer as perguntas difíceis, a ler as letras miudinhas dos contratos, a analisar as ofertas antes de as subscrever, a descobrir os contratos matreiros, em não ir nas burlas e contos do vigário, a pensar criticamente sobre todos os assuntos relativos à grande temática que é a Educação para o Consumidor! Pretende-se com estas sessões uma mudança de atitudes. “ O importante é que penses, perguntes, compares, critiques, analises e, no que depender de ti, MUDES”.

Concurso Nacional de Leitura

No dia 4 de janeiro decorreu a fase de escolas do Concurso Nacional de Leitura. Passaram à fase distrital, no 3.º Ciclo, os alunos Pedro Santos, Francisco Pedro e João Bruno e no Secundário as alunas Natália Estanque, Catarina Pinto e Ana Santos. Estão todos de parabéns.

Reflexões sobre o livro O Ponto

No dia 24 de novembro, no âmbito da disciplina de Formação Cívica, os alunos do 7.º A, com a professora Lucília Marmeleira, visitaram a Feira do Livro e leram o livro O ponto de Peter Reynolds. Numa outra aula de Formação Cívica produziram reflexões/considerações sobre a sua mensagem:

"Mesmo que não saibamos fazer as coisas, nunca devemos desistir logo.", Daniel Pinheiro.

"Para fazermos algo bem feito temos que ter força de vontade.", Patrícia Rocha.

"Sem tentares nãos abes se consegues Temos de acreditar que conseguimos fazer o que queremos, pois do pouco se faz muito.", Sara Ferrolho.

"Uma coisa mínima pode mudar a atitude de alguém.", Pedro Santos.

"Se tivermos confiança em nós, podemos fazer tudo.", Marco Graça.

"Para fazer grandes coisas, basta ter força de vontade.", Francisco Pedro.