segunda-feira, 14 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Jornal Geração XXI



Estamos a preparar o jornal escolar e como sempre apela-se à colaboração dos alunos, dos vários Departamentos Curriculares, Projectos, Clubes, Direção da Escola, SPO, entre outros, para a elaboração de trabalhos, notícias, artigos… que sejam do interesse de toda a comunidade escolar. Estes textos/imagens serão da responsabilidade dos seus autores e terão de ser entregues na Biblioteca (em suporte digital) nos prazos que a mesma definir (para o primeiro jornal até dia 20 de novembro de 2011).
Depois de uma análise aos jornais anteriores e a jornais de outras escolas propõem-se as seguintes rubricas.
-Vida na escola – organizar por temas/projetos (PES, Eco escolas, Desporto escolar, biblioteca…)
-Palavras Escritas- produções escritas produzidas pela comunidade escolar
-Poesia e Reflexão
-Espaço professor/aluno- artigo de opinião

-Entretenimento/curiosidades.

Obrigada

Agradecimento às professoras Sofia Nascimento, Elsa Mendes e Caterina Quaresma pela oferta de livros e manuais.

Promoção da leitura

No dia 25 de outubro a turma do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, acompanhada pela professora Filipa Pais, assistiu a uma sessão de promoção da leitura dinamizada pela professora Adélia Bentes. A sessão incidiu sobre os direitos do leitor, de Daniel Pénac que integravam marcadores de livros e sobre A Lua de Joana, de Maria Teresa Gonzalez. Os alunos deste curso participaram ativamente e, posteriormente, na disciplina de Área de Expressões, irão desenvolver um trabalho baseado na peça de teatro Os herdeiros da lua de Joana que se espera que resulte num agradável espetáculo.

A mamã pôs um ovo

Nos dias 13 e 18 de outubro, em 4 sessões, os alunos das turmas A e B do 9.ºano, acompanhados pela professora Aurora Costa, assistiram a uma dinamização sobre Reprodução a partir do livro A mamã pôs um ovo de Babette Cole. Posteriormente à exploração do livro os alunos desenvolveram pesquisas em que apresentaram as funções dos órgãos que constituem os sistemas reprodutores feminino e masculino. Este é mais um exemplo de articulação curricular entre a B.E. e os docentes e, simultaneamente, uma atividade de promoção de leitura.

Dia da alimentação

Na semana em que se comemorou o dia da Alimentação a turma A do 7.º, acompanhada pelas professoras de Língua Portuguesa (Sofia Nascimento) e de Ciências Naturais (Adelina Fonseca), desenvolveu em coordenação com a Biblioteca Escolar uma sessão sobre esta temática. Durante a sessão foram lidos textos e poemas que referenciam alimentos. Em seguida os alunos também puderam apreciar pinturas/ obras de arte cujos principais elementos são igualmente alimentos. Posteriormente fez-se uma reflexão sobre a Roda dos Alimentos, as principais recomendações para uma alimentação saudável e a atividade física. Esta dinamização integra também o Projeto de Educação para a Saúde da turma.

Como elaborar um relatório científico


Nos dias 19 e 24 de outubro, realizaram-se duas sessões de Literacia Científica e de Informação designada “Como elaborar um relatório científico”, com as turmas A, B e C do 10.º ano e as professoras Ana Gaibino, Gertrudes Melgão, Paula Moura. Eram objectivos prioritários: promover a articulação da Biblioteca Escolar com a disciplina de Biologia e Geologia; sensibilizar para o uso e importância da Biblioteca; reconhecer a Biblioteca como um serviço de informação / apoio e divulgar os meios de difusão e de materiais da B.E. Após a apresentação de um guião sobre as etapas de elaboração do Relatório Científico e as regras de elaboração de uma bibliografia, tiveram a oportunidade de analisar e criticar relatórios científicos que existiam na B.E .

As Apresentações orais que decorrem na Biblioteca durante o mês de outubro e que resultaram da articulação do Departamento de Línguas/Grupo de Português com a B.E., têm por objectivos:

- Familiarizar os alunos do 10.ºano com as apresentações orais;

-Desmistificar as apresentações orais;

- Identificar a B.E. como um centro de informação e apoio;

Todas as turmas do 10.º ano vieram à biblioteca e assistiram a apresentações dos colegas do 12.º e 11.º anos, de acordo com o calendário. A B.E. faz um agradecimento especial a todos os alunos e professores que se disponibilizaram e animaram estas sessões.

Notícias em destaque

Durante o ano letivo, num placard central da B.E., vão ser destacadas e apresentadas notícias com várias origens e diversas temáticas, que se julga poderem interessar aos nossos alunos. Pretendemos incentivar a leitura, neste contexto, a leitura informativa.

Mês das bibliotecas escolares: saber. Um poder para a vida...

No mês de outubro comemoramos o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares que este ano reflete o saber e o poder do conhecimento. Destacamos acima o programa desenvolvido neste mês.

Conhecer e usar a B.E.

No dia 19 de setembro a turma A do 10.º , no âmbito de uma aula de substituição, veio conhecer a Biblioteca Escolar. Os alunos assistiram a uma apresentação denominada “Conhecer e usar a BE” através da qual, de uma forma breve, se familiarizaram com as principais regras de funcionamento, requisições, utilização e projectos / clubes. Esta é uma das atividades de formação de utilizadores da BE.

Atividades da B.E.

A Biblioteca Escolar (BE) dá as boas vindas a todos e espera que a continuem a frequentar e utilizar. Ler, consultar, pesquisar, estudar, filmar, fotografar, cantar, dramatizar, fazem parte de um conjunto de ações que se pretende continuar a desenvolver. A Biblioteca está no terceiro ano de avaliação e este ano irá privilegiar o Domínio C, que incide na Leitura e Literacia.
O boletim continuará a cumprir a sua função, divulgar o que acontece na BE e com a BE, indicar as últimas aquisições, fornecer sugestões de leituras, dar informação de sítios e blogues interessantes e de concursos aliciantes, fornecer dicas para aceder à informação e saber usá-la de forma efectiva e crítica e…. muito, muito mais… Este ano devido a uma adequação de recursos e contenção de custos, os boletins não terão uma periocidade mensal e a sua tiragem será mais reduzida. Para colmatar este constrangimento os boletins serão enviados via correio electrónico aos professores e a quem fornecer o seu endereço na BE. De qualquer modo poderão sempre consultá-lo no nosso Blogue “Acontecendo” em http://bibl-esvn.blogspot.com e na Página da BE.