segunda-feira, 28 de março de 2011

Centenário da República

Continuando com as Comemorações do Centenário da República, representantes das Juventudes Partidárias, Débora Santos - JCP, Duarte Marques - JSD e Pedro Delgado - JS estiveram na nossa biblioteca e conversaram sobre “ O Ideário da República: A participação e a Cidadania”. A sessão decorreu no dia 23 de Março com as turmas D e C do 12.º ano e D do 11.º ano, respectivamente, com os professores José Chambel, Luís Santos, Marta Ropio (organizadora) e Antónia Ferreira. A sessão foi muito interessante quer pela qualidade das intervenções dos convidados quer pela participação dos alunos e professores. Deixamos aqui, para reflexão, uma mensagem de um dos intervenientes (Duarte Marques) “A República é o que nós fizermos dela”.

No dia 21 de Março decorreu uma sessão na Biblioteca com a turma F do 11.º ano, acompanhado pela Prof.ª Ana Gaibino. Pretendeu-se sensibilizar os alunos para o dia Mundial da Floresta e da Poesia contextualizando a actividade no âmbito da Semana da Leitura que este ano se orienta pela temática ambiental. No entanto, para se fazer a articulação com os conteúdos programáticos da disciplina de Biologia Humana utilizou-se o livro A mamã pôs um ovo, de Babette Cole. A partir das diferentes leituras do livro, foi apresentada a morfologia dos sistemas reprodutores feminino e masculino e desenvolveram-se actividades de pesquisa. Surgiu também o debate sobre a necessidade de uma informação / comunicação correcta e oportuna acerca de várias temáticas relacionadas com a reprodução, quer seja na família, na escola, no grupo.

No dia 4 de Março, à tarde, as turmas A e C do 10.º ano, com as professoras Zélia Santos e Céu Batista, respectivamente, preparam uma sessão de poesia. Fizeram uma selecção de poemas alusivos a elementos da Natureza, devido à temática desta Semana da Leitura, e simultaneamente organizaram um PowerPoint com imagens relativas aos mesmos, que acompanharam toda a sessão. O aluno Diogo Branco, com a sua guitarra, acompanhou os colegas, tornando o ambiente ainda mais acolhedor.

No dia 4 de Março, logo ao primeiro tempo, a professora Georgina Pinto encantou a turma D do 10.º ano com a sua apresentação. Depois de explicar a razão de o dicionário ser o livro que mais utiliza , apresentou-nos Rómulo de Carvalho, o homem , e António Gedeão, o poeta. No fim, os alunos tiveram oportunidade de assistir a um pequeno filme, ouvindo Manuel Freire cantando o poema “Pedra Filosofal” .

No dia 3 de Março, de tarde, as turmas A e E, C e D do 11.º ano, acompanhadas, respectivamente, pelos professores Filipa Paes, Luís Santos e Ricardo M. estiveram na Biblioteca a assistir a uma apresentação designada Os Maias no contexto das artes visuais do séc. XIX” proferida pelo Professor Manuel Casa Branca da BE de Montemor-o-Novo. Esta actividade inseriu-se na rubrica da colaboração entre Bibliotecas, pelo que a Professora Helena Roquete, professora bibliotecária dessa BE, também nos honrou com a sua presença.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Eco-exposição

A partir de 21 de Março e até dia 25 há ECO- ARTE na Biblioteca. Venham apreciar o trabalho do 12.º D e do 11.º E!

Eco-dias


A B.E. vive mais uma intensa semana de actividades. Como é do conhecimento de todos, comemora-se no dia 21 de Março o dia da floresta e o dia da poesia, mas a semana tem mais celebrações. Apareçam na Biblioteca!

segunda-feira, 14 de março de 2011

No dia 3 de Março duas turmas realizaram uma actividade em conjunto. As turmas D do 11.º e 12.º anos, acompanhadas pelas professoras, Marta Ropio e Manuela Santos, assistiram a um filme elaborado pela última docente sobre uma das temáticas da Semana da Leitura, as florestas. A turma D do 12.º ano , em seguida, construiu e criou três árvores gigantes. A turma D do 11.º ano elaborou frases criativas alusivas ao tema com as quais decoraram as árvores.


Literacia de Informação

No dia 2 de Março decorreu uma sessão de literacia de informação, à noite, dinamizada pela professora bibliotecária. Estiveram presentes grupos de adultos em processo de RVCC e foram abordados temas como o modelo PLUS (uma estratégia de pesquisa e uso de informação), como fazer citações e referências bibliográficas.

A história da árvore generosa - parte II

No dia 2 de Março a Drª Elsa Valente e a Sr.ª M.ª José da Biblioteca Municipal dinamizaram uma sessão fazendo a abordagem do livro A história da árvore generosa, de Shel Silverstein. Seguidamente, decorreu um workshop de poesia partir de pinturas alusivas a árvores de autores famosos. Os alunos da turma E do 10.º ano, acompanhados pela Prof.ª Sandra Marques, construíram um conjunto de poesias que posteriormente serão expostas na BE.

O Novo Acordo Ortográfico

No dia 1 de Março durante a tarde e a noite decorreram duas sessões sobre O Novo Acordo Ortográfico dinamizadas pela professora Adélia Bentes, coordenadora do CNO. Na primeira sessão participaram as turmas B e C do 10.º ano, acompanhadas pelas professoras, Cláudia Arnaud e Lucília Marmeleira. No final, alguns alunos do 10.º C animaram esta sessão com algumas canções que haviam preparado.

À noite vários grupos de adultos de RVCC estiveram presentes. Essencialmente pretendeu-se começar a familiarizá-los com estas novas regras e desmitificar alguns mitos que se têm criado em torno das mesmas.

Workshop "A leitura em BD"

Nos dias 1 e 4 de Março a professora Manuela Guerreiro dinamizou o workshop "A leitura em BD", respectivamente com o 7.ºB e 7.ºA. A sessão terminou com uma actividade usando uma ferramenta Web de construção de tiras de BD no laboratório Professor Garfield.

Leituras dramatizadas

No dia 1 de Março a festa da Semana da Leitura continuou com a leitura dramatizada em Inglês do texto Young people que o 10. ºA, acompanhado pela Prof.ª Conceição Alvarez preparou para o 11.ºF e para a Prof.ª Lucília Marmeleira.

Dia 28 de Fevereiro, à noite, decorreu mais uma sessão muito participada do Chá com Livros. As leitoras habituais marcaram presença, assim como a turma EFA 1.º ano, acompanhada pelas Professoras Maria João Pinto e Cristina Costa. O livro em análise foi A Rosa Brava que nos remeteu para um período conturbado da História de Portugal, o tempo da Rainha D. Leonor Teles.

Leituras

No dia 28 de Fevereiro, durante a tarde, a sessão de leitura foi dinamizada por uma Encarregada de Educação, a Professora Isabel Enes Ferreira, que como já vem sendo habitual nos delicia com as suas histórias lidas-vividas, os seus poemas e as suas propostas de leitura. Assistiu a esta sessão a turma B do 11.º ano, acompanhada pelo Professor António Melgueira.

A história da árvore generosa

No dia 28 de Fevereiro o 9.ºA, acompanhado pela Professora Fátima Calção assistiu a uma dinamização do livro A história da árvore generosa, de Shel Silverstein. Este livro foi escolhido devido à temática desta Semana da Leitura que nos convida à reflexão sobre a importância das árvores e nos impregna de uma consciência ecológica. No fim, alguns alunos fizeram leituras de poemas.

Esta sessão foi repetida no dia 1 de Março com a turma CP APPS, acompanhada pela Prof.ª M.ª José Rodrigues.

Sessões de Leitura

Nos dias 28 de Fevereiro e 4 de Março a professora Adélia Bentes dinamizou duas sessões sobre a leitura e os leitores para o 8.ºA e 8.ºB. Foram apresentadas duas propostas de leitura A lua de Joana e Os Herdeiros da Lua de Joana acentuando-se e destacando-se as suas temáticas. Nestas sessões estiveram presentes Encarregados de Educação, respectivamente, Sandra Carapinha e Gracinda e Joaquim Leal. Os encarregados de Educação iniciaram a sessão lendo o poema Simplesmente ler de Edith Chacon Theodoro.

Concurso "O cartaz da minha escola"



No âmbito do Plano Nacional de Leitura, a Escola está a participar no Concurso ”O Cartaz da Minha Escola”. A turma D do 12.º na disciplina Oficina Multimédia com o professor José Chambel aderiu ao desafio da Biblioteca e surgiram cartazes lindíssimos e de grande qualidade que apresentamos no boletim de Abril. Todos os cartazes estiveram em exposição na Biblioteca sendo o cartaz seleccionado no Secundário divulgado pela escola e pela comunidade. No 3.º Ciclo existiram duas participações, sendo uma seleccionada para o representar.

Semana da Leitura

Celebrou-se, na primeira semana de Março, a Semana da Leitura na nossa Biblioteca Escolar. Nos livros de ponto colocaram-se alguns poemas e solicitou-se aos professores que fizessem a sua leitura nas turmas. Desenvolvemos uma calendarização com várias actividades, todos os dias da semana, pretendendo que o máximo de turmas viessem à Biblioteca. Durante três noites também oferecemos sessões à população e aos formandos do CNO. Este ano a Semana da leitura centrou-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA. Conjugou-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa ou as energias renováveis.

Agradecemos a todos os professores que participaram na Semana da Leitura, quer dinamizando sessões quer deslocando-se à Biblioteca com as turmas. Um agradecimento a todos os alunos que a título individual e/ou inseridos na sua turma contribuíram para que este semana se tornasse um sucesso. E também a todos os convidados entre os quais destacamos os Encarregados de Educação e elementos da Biblioteca Municipal.