sábado, 26 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura


É com muito prazer que anunciamos a chegada da Semana da Leitura.
As primeiras actividades terão início no próximo dia 28 de Fevereiro. Ao longo de toda a semana, a Biblioteca receberá ilustres convidados que virão partilhar connosco os seus saberes.
Apareçam!

Acordo Ortográfico

Durante os próximos boletins um dos temas a tratar será o Acordo Ortográfico.

Vamos divulgar ao longo do ano as principais alterações introduzidas pelas novas regras que se prevê entrem em vigor nas escolas no próximo ano letivo.

1- ALFABETO

O alfabeto português passa de 23 para 26 letras, pois passam a integrá-lo o k, o w e o y . As três letras usam-se nos seguintes casos:

Nomes originários de outras línguas e seus derivados, como Darwin e darwinismo.

Nomes de lugares originários de outras línguas e seus derivados, como Kuwait e kuwaitiano.

Siglas, símbolos e abreviaturas, como KLM, yd (jarda), W (oeste) e WC.

Termos de outras línguas de uso corrente, como kit e software.

Dia de S. Valentim

No dia 14 de Fevereiro, na Biblioteca da Escola comemorou-se o dia dos namorados, também conhecido como dia de S. Valentim.

Os alunos da Turma do C.P. de Apoio Psicossocial, previamente, decoraram a Biblioteca com corações e cartazes. No próprio dia decorreu uma sessão em que os alunos apresentaram a sua visão sobre o amor. Nesta sessão procedeu-se à apresentação de trabalhos subordinados ao tema do amor.

Literacia Científica e de Informação

No dia 9 de Fevereiro realizaram-se três sessões de Literacia científica e de informação designadas Como elaborar um relatório científico, com as turmas A, B e C do 10.º ano, acompanhadas pelas professoras Magda Guimarães e Caterina Quaresma. Eram objectivos prioritários: promover a articulação da Biblioteca Escolar com a disciplina de Biologia e Geologia; sensibilizar para o uso e importância da Biblioteca; reconhecer a Biblioteca como um serviço de informação / apoio e, por fim, divulgar os meios de difusão e os materiais da BE.

Após a apresentação de um guião sobre as etapas de elaboração do Relatório Científico e as regras de elaboração de uma bibliografia, os alunos tiveram oportunidade de analisar e criticar relatórios científicos que existiam na BE . No final, os alunos puderam ver e folhear os livros/ novidades adquiridas com fundos do projecto A Ciência na Biblioteca apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Dia Europeu da Internet Segura

No dia 8 de Fevereiro, comemorou-se o dia Europeu da Internet Segura.

Elementos da Equipa BE/PTE organizaram uma apresentação que incluiu uma síntese de alguns filmes produzidos neste âmbito. Através de cartazes publicitou-se o evento e efectuaram-se duas sessões, uma com a turma do C.P. de Restauração, acompanhada pela Prof.ª Maria José Rodrigues, e outra com a turma C.P. Informática de Gestão, 3.º ano, acompanhada pela Prof.ª Cátia Silva. Após o visionamento dos materiais preparados surgiu o debate em que se destacaram temas como o Ciber-bullying, a privacidade ou a sua falta, a família, a pedofilia, a segurança da utilização da net…

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ponto Electrão

Em Portugal, são geradas anualmente milhares de toneladas de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), sendo de vital importância a sua deposição nos locais apropriados, como o Ponto Electrão, para que possam ser correctamente encaminhados para tratamento, valorização e reciclagem.

Na nossa Escola, o Projecto Escola Electrão e o Programa Eco-Escolas, dinamizados respectivamente pelos grupos de Física-Quimica e de Geografia, porque comungam do mesmo objectivo relativamente à preservação e consciencialização ambiental, vêm informar que:

- de 12 de Janeiro a 1 de Fevereiro estão colocados em diferentes locais da Escola Pontos Electrão, onde poderão ser depositados todos os “Monos Eléctricos/Electrónicos” como, por exemplo, equipamentos informáticos e de telecomunicações, tais como computadores, ratos, teclados, telemóveis, impressoras, copiadoras, aparelhos de rádio, televisores, leitores de MP3, câmaras de vídeo; instrumentos musicais, comboios eléctricos, consolas de jogos, jogos de vídeo, brinquedos eléctricos, pequenos electrodomésticos, como aspiradores, torradeiras, ferros de engomar, máquinas de café, máquinas de barbear….

- a tenda colocada na entrada da escola, cedida pela Escola Prática de Artilharia, tem também em vista a deposição deste tipo de material, atendendo a que alguns equipamentos poderão ter maiores dimensões ou o valor da sua recepção ser superior à capacidade dos pontos Electrão.

- Consequentemente, os REEE que venham a ser depositados no Ponto Electrão, serão contabilizados como REEE recolhidos na escola para efeitos de atribuição de prémios (conforme o disposto nos Pontos 16 e 21 do Regulamento), tal como os restantes REEE acumulados no Ponto de Reunião de REEE.

Agradecemos a colaboração de todos.

Com pequenos gestos daremos grandes passos.

Aproveitemos esta oportunidade para nos desfazermos de um modo ecológico de algum material eléctrico e electrónico que esteja a ocupar espaço nas nossas casas e, assim, contribuiremos para um planeta mais saudável.

Contribuamos Hoje para um Futuro Melhor!

Os Coordenadores:

Luís Bentes

Maria José Rodrigues

Da música à palavra

No dia 13 de Janeiro decorreu na Biblioteca uma sessão designada Da música à palavra dinamizada pela professora Ana Rita Rainho da Escola Básica e Secundária de Mora. As turmas intervenientes foram o 8.ºA e o 8.ºB, com os professores de Estudo acompanhado (Profª. Ana Cavaco), e de Educação Tecnológica (Profs .Teresa Góis e Luís Narra). As professoras Paula Penteado, Ana Ferreira e Adelina Fialho também estiveram presentes pois apoiaram esta actividade nas fases seguintes. A sessão iniciou-se com a identificação, pelos alunos, de vários ambientes e contextos suscitados por pequenos excertos de violino. Posteriormente ocorreu a audição comentada da peça Peer Gynt, de Edward Grieg e com a orientação da dinamizadora os alunos foram convidados a reconstruir o conto que está na origem da peça. Em contexto de sala de aula, os alunos reescreveram a história que elaboraram aqui oralmente, construindo um produto final com a utilização das TIC, na disciplina de Área de Projecto. Agradecimento especial à Professora Ana Rita pela sua disponibilidade e simpatia.

Como fazer uma bibliografia

Nos dias 7 e 14 de Janeiro decorreram, na biblioteca, quatro sessões com as turmas A e B do7.º ano sobre Como fazer uma bibliografia. Esta actividade insere-se no âmbito das rubricas Formação de Utilizadores (Conhecer a BE) e da Literacia da informação (Modelo PLUS) que se vêm realizando desde o início do ano envolvendo os professores das disciplinas de Estudo Acompanhado (Fátima Calção e Paula Penteado). No final da sessão os alunos treinaram a elaboração de referências bibliográficas de livros da Biblioteca.

Prevenção de Resíduos/ Escolha acertada de embalagens

Continuando com as acções no âmbito do concurso “Sim, este ano o Natal é amarelo” decorreram no dia 17 de Janeiro duas sessões de sensibilização sobre Prevenção de Resíduos /Escolha acertada de embalagens. A dinamizadora foi a Drª Helena Guerra da Deco jovem e as turmas participantes o 9ºA e o 7ºB (professores Luís Narra, Fátima Broa, Teresa Góis e Mª José Rodrigues).Os alunos visionaram um pequeno filme sobre a enorme quantidade de resíduos que se produzem e posteriormente, com suporte num PowerPoint, estabeleceu-se uma agradável conversa entre os alunos e a dinamizadora. Temáticas como consumir melhor, eco-design, conselhos para evitar o desperdício e a avaliação de embalagens foram abordadas. Uma das conclusões que se pode estabelecer é que a maioria dos alunos tem já conhecimentos sobre estes temas, pelo que a adopção de atitudes ecológicas são agora da sua responsabilidade.

Concurso Nacional de Leitura (CNL) - Fase de Escolas

No dia 5, pelas 14:30h, decorreu a Fase de Escolas do CNL (Concurso Nacional de Leitura). Este concurso, nesta fase, consiste na leitura de obras seleccionadas na escola/biblioteca e na prestação de provas sobre as mesmas. Dentro de cada ciclo, os três alunos com mais pontuação ficam apurados para a Fase Distrital, que costuma realizar-se na Biblioteca Pública de Évora. Os alunos que nessa sessão se apurarem irão à final, em Lisboa, que será transmitida pela RTP. Participaram cinco alunos do 3.º Ciclo e dois do Secundário. Passaram as eliminatórias, no 3.º Ciclo, os alunos Viktorya Polos, do 7ºB, Henrique Silva, do 8ºA e Ricardo Lino, do 8ºB. No ensino Secundário ficaram seleccionados os alunos Filipe Marques, do 12ºA e Fábio Prates, do 11º B. Boas leituras.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011