sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Literacia da Informação



No dia 12 decorreu uma sessão de Literacia de Informação com o 7.ºB no âmbito do Estudo Acompanhado (professora Paula Penteado). Aos alunos foi proposta uma estratégia de pesquisa e uso de informação. Associou-se a esta sessão uma campanha de sensibilização para os direitos de autor repudiando-se a utilização do copiar - colar, e apresentando-se e valorizando-se, em contrapartida, de uma solução mais criativa e original.Iniciaram-se os alunos na actividade de se referenciarem os trabalhos com a elaboração da Bibliografia de acordo com as Normas da Associação Americana de Psicologia (APA). Apresenta-se no boletim de Dezembro o guião de pesquisa fornecidos aos alunos no final da sessão.

Chá com Livros



Decorreu no dia 17 de Novembro de 2010 mais um Chá com Livros. O livro em análise foi O fogo e as cinzas, de Manuel da Fonseca. Manuel da Fonseca, foi um dos maiores representantes do neo-realismo português e além de exímio contista, foi também romancista (“Cerromaior” -1943, “Seara do Vento” - 1958) e poeta (“Rosa dos Ventos” - 1940, “Planície” - 1942).

Leitura dramatizada



No dia 9 de Novembro decorreram na biblioteca duas sessões de leitura em inglês. A turma B do 10.º ano, acompanhada pela Professora Ana Parente, fez a leitura dramatizada intitulada The Witches` ball para a turma A do 10.º ano, acompanhada pela Professora Conceição Alvarez. Na parte da tarde a turma C do 10.º ano fez a leitura de três histórias horripilantes para os alunos presentes na biblioteca e para os alunos da disciplina de Religião e Moral das turmas do 11ºA, B e E, e respectivo professor, José Soares.

Clube de Teatro e Cantigas



No dia 3 de Novembro de 2010 decorreu a primeira reunião de preparação do Clube de Teatro e Cantigas. Estiveram presentes 10 alunos do 7.º, 8.º e 10.º ano. Planificaram-se as actividades e o trabalho a desenvolver. Na sessão do dia 17 de Novembro foi distribuída uma adaptação de um excerto do O Cavaleiro da Dinamarca e fizeram-se as primeiras leituras.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010