segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Feira do Livro



A Biblioteca da Escola Secundária de Vendas Novas convida toda a comunidade a visitar a feira do livro que se realiza de 22 a 27 de Novembro com o tema “Ofereça livros no …Natal”.

Halloween - Concurso Scary Hat



Os chapéus a concurso foram elaborados pelos alunos das turmas do sétimo ano em trabalho de pares. As disciplinas envolvidas foram Educação Tecnológica e Inglês. Todos os utilizadores da Biblioteca puderam votar no chapéu da sua preferência. O vencedor será anunciado durante o mês de Novembro.

Chá com Livros



No dia 27 de Outubro decorreu o segundo “Chá com Livros sénior”. O Livro proposto, A MELODIA DO ADEUS, de NICHOLAS SPARKS centra-se numa pequena cidade costeira no Sul onde um pai separado tem a oportunidade de passar o Verão com a sua relutante filha adolescente, que tudo o que queria era estar em casa, em Nova Iorque. Ele tenta aproximar-se novamente da filha através da única actividade que têm em comum – a música – numa história sobre a família, a amizade, os segredos e a salvação, que foca ainda os temas do primeiro amor e das segundas oportunidades.
A próxima sessão é no dia 17 de Novembro com o livro O fogo e as cinzas de Manuel da Fonseca.

Leitura Orientada



No dia dia 26 de Outubro decorreu uma sessão Leitura Orientada, com 7.º A, sobre o livro O Cavaleiro da Dinamarca, dinamizada pela professora Fátima Calção.

Educação Sexual



No dia 25 de Outubro, as turmas A e B do 12.º ano, com as professoras Gertrudes Melgão e Odete Ruivo, estiveram na biblioteca, para assistir a uma actividade de leitura, no âmbito da temática de Educação Sexual.
A partir das diferentes leituras do livro de Babette Cole, A mamã pôs um ovo, surgiu o debate sobre a necessidade da informação e comunicação de várias temáticas relacionadas com a reprodução. Fez-se a reflexão de que essa comunicação deve começar na família, mas que os jovens na escola poderão encontrar apoio no Gabinete de Atendimento e recorrer ao apoio de técnicos especializados em Saúde Sexual e Reprodutiva: Sexualidade em Linha, Linha Opções, Linha saúde 24

Dia da Alimentação



No dia 15 de Outubro comemorou-se o Dia da Alimentação. A turma A do 8.º ano, com a professora Paula Penteado, preparou uma dramatização à volta do texto A sopa de Pedra. A seguir fez-se a leitura do livro O caldo de pedra de Maria Teresa dos Santos Silva com ilustrações de José Miguel Ribeiro, sobre o mesmo tema, suportado por um PowerPoint. Por fim, reflectiu-se sobre as razões da comemoração de um dia para a alimentação.

Eco-Escolas



De 10 a 26 de Outubro decorreu na Biblioteca da nossa Escola uma exposição de materiais do programa Eco - Escolas. Simultaneamente, no mesmo espaço, os alunos puderam assistir a uma exposição digital sobre o trabalho desenvolvido durante o último ano. No dia 26 a turma do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos assistiu a uma sessão de sensibilização dinamizada pela professora bibliotecária e a professora M.ª José Rodrigues. Posteriormente a bandeira do Galardão Eco-Escolas foi hasteada no recinto escolar numa pequena cerimónia.
No âmbito da disciplina de Área de Integração os alunos elaboraram vários cartazes de sensibilização sobre pequenos gestos ambientais que todos devemos adoptar.

Apoio ao Desenvolvimento Curricular



No âmbito do Domínio do Apoio ao Desenvolvimento Curricular do PAA, a BE dinamizou várias sessões em articulação com os professores de Área de Projecto do 12.º ano. As sessões que se iniciaram no mês de Setembro continuaram no mês de Outubro. No dia 6 de Outubro dinamizou-se uma sessão sobre o “Inquérito por entrevista” e “A carta formal” com o 12.º D - Prof.ª Célia Amaral. No dia 7 de Outubro repetiu-se a sessão, em sala de aula, com o 12.º A - Prof. Ana Gaibino.

Apresentações Orais


Decorreram, no mês de Outubro, as apresentações orais na BE. Todas as turmas do 10.º ano vieram à biblioteca e assistiram a apresentações dos colegas do 12.º e 11.º anos, de acordo com o calendário acima. A BE faz um agradecimento especial a todos os alunos que se disponibilizaram e animaram estas sessões.

Centenário da República



Na celebração do Centenário da República o Grupo de História expôs na BE um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos. Para a sua realização foram utilizados alguns dos recursos que a Biblioteca oferece. Este é o exemplo de uma boa articulação entre um Grupo e a BE. A exposição esteve patente ao público até ao dia 9. Foram muitos os visitantes.
Inserida nestas comemorações surgiu uma publicação da autoria da professora Antónia Ferreira, editada pelo Governo Civil de Évora, cujo lançamento decorreu no dia 4 de Outubro, na nossa Escola. A Biblioteca possui agora alguns exemplares desta publicação, que convidamos a consultar.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Concurso Nacional de Leitura 2010/2011


Scary Hat Contest - Concurso do Chapéu Assustador



Regulamento e Organização do Concurso:


1. Os chapeús são elaborados pelos alunos das turmas do sétimo ano em trabalho de pares.

2. Os chapéus deverão ser entregues na BE no dia 25 de Outubro (Segunda-feira) ou até às 17.00 horas, sendo este, o prazo limite para a entrega.

3. Serão aceites a concurso todos os chapéus entregues dentro do prazo, desde que o seu “conteúdo decorativo” não seja, de alguma forma, considerado inadequado por razões diversas e que cumpram o requisito de integração de um mínimo de 5 palavras (isoladas ou inseridas numa expressão) em língua inglesa na sua decoração.

4. Os chapéus estarão em exposição na BE de 26 a 29 de Outubro. Poderão ser levantados pelos seus criadores no dia 29 de Outubro (Sexta-feira) a partir das 15.00 horas.

5. O processo de votação podem participar todos os alunos desde que se identifiquem com o seu cartão de estudante, e todo o pessoal docente e não docente, utilizando para o efeito um boletim de voto que lhes será facultado na recepção da Biblioteca. Este decorrerá entre os dias 27 e 29 (até ao final da manhã).

6. Os resultados serão apurados com a maior brevidade possível e afixados na BE na semana que se segue ao 31 de Outubro – HALLOWEEN (de 2 a 5 de Novembro).

7. Haverá lugar à atribuição de um prémio - TRICK OR TREAT? (o qual sendo um mistério, não pode ser revelado) aos criadores com o melhor resultado na votação e um certificado de participação a todos os restantes participantes.