quarta-feira, 16 de junho de 2010

Semana do Ambiente

De 4 a 7 de Junho decorreu na escola a Semana do Ambiente. Na Biblioteca esteve patente uma exposição de trabalhos de alunos da Professora Alda Farrica.

Clube de Fotografia

Decorre a exposição/concurso de fotografia a preto e branco, dinamizada pelos alunos do clube de fotografia. Participaram os alunos João Batista -7.ºB, Vera Rosa - 10.ºC, Sebastião Enes Ferreira - 11.ºB, Elisabete C. Prudêncio - 12.ºC. O resultado do vencedor será anunciado brevemente.

Página Aberta

No dia 2 de Junho, na Rádio Granada, passou mais um programa da Página Aberta (o último deste ano lectivo) com informações sobre as actividades da nossa Biblioteca e do Clube da Poesia e Reflexão Filosófica. Este programa foi essencialmente dedicado ao concurso literário “Jogos florais", que se realiza todos os anos e envolvendo as Escolas de Vendas Novas.

Clube de Leitura

No dia 2 de Junho decorreu mais um Chá com Livros. Desta vez não estava proposto um livro, mas sim um autor, Sebastião da Gama. Como sempre foi uma sessão muito participada, com a dinamização da professora Adélia Bentes, coordenadora do CNO.

Saberes

Esteve patente ao público, no salão de exposições do Auditório Municipal, a Exposição Colectiva de trabalhos dos alunos de Artes Visuais (11.ºD), da professora Esmeralda Baleizão. Este Projecto de “Pintura de Rua”, subordinado ao tema “Saberes”, desenvolvido entra a Escola Secundária e a Câmara Municipal de Vendas Novas, vem também ao encontro das temáticas abordadas na Biblioteca e do projecto “A Ciência na Biblioteca”. É também no encontro e partilha de diferentes leituras que se constroem saberes...

Artes da Física

O projecto Artes da Física, dinamizado pelo 10.ºE e 11.ºB, encontra-se na fase final de execução. O qual irá dar origem a um livro de banda desenhada com a visão científica e artística de fenómenos da natureza. Este livro será disponibilizado na Biblioteca Escolar para que todos possam ver.

III Encontro de Centros Novas Oportunidades



No dia 19 de Maio decorreu o III encontro de Centros Novas Oportunidades da Escola Secundária/3º Ciclo de Vendas Novas subordinado ao tema “A Aprendizagem ao Longo da Vida e os Centros Novas Oportunidades”. Destaca-se o painel em que a Biblioteca da Escola esteve envolvida subordinado ao tema “A Promoção da Leitura para Públicos Adultos”,apresentando-se os intervenientes e as temáticas desenvolvidas: Paula Luís (PNL) “O Projecto Novas Oportunidades a LER+”, Elsa Valente (Biblioteca Municipal) “As Bibliotecas e a promoção da leitura e da literacia para públicos adultos ”, Adelina Fonseca (Biblioteca ESVN) “A Articulação da Biblioteca Escolar com o CNO” e a moderação da Coordenadora do CNO, Adélia Bentes. Depois de um dia pleno com várias sessões de trabalho encerrou-se o encontro com uma visita à exposição de arte / artesanato de adultos RVCC/EFA “Outras Competências...” patente na Biblioteca Escolar.




No dia 27 de Maio decorreu a entrega de prémios dos:

- Concurso Literário - Alice Vieira “Sobre o amor ou como se pode medir o amor” sugerido pelo livro Leandro, rei da Helíria do qual a aluna Isa Almeida, 10.ºB , foi a vencedora.

- Concurso: Layout gráfico do Jornal Geração XXI.

O aluno Tiago Filipe do 1.º ano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos foi o vencedor.


No dia 12 de Maio decorreram os Jogos Florais dinamizados pelo Clube de Poesia e Reflexão Filosófica. Esta actividade envolve a Escola Secundária/3.ºC de Vendas Novas ( Grupo de Filosofia, Biblioteca Escolar e CNO), o Agrupamento Vertical Vendas Novas (Departamento de Língua Portuguesa e Bibliotecas Escolares) e o Colégio Laura Vicunha (Departamento de Língua Portuguesa). Muitos foram os alunos participantes e a organização está de parabéns.


Se a Leitura fosse um vector

A Biblioteca desafiou os alunos de Ciências Físico - Químicas a caracterizar a leitura como um vector, uma grandeza vectorial, não esquecendo os elementos que assim a caracterizariam (Valor/intensidade, Direcção, Sentido, Ponto de aplicação). Com as suas respostas fez-se uma exposição na Biblioteca. Esta actividade contou com a participação dos professores do grupo de Ciências Físico - Químicas.

Dia da Biodiversidade

No dia 22 de Maio comemorou-se o dia da Biodiversidade, através de um cartaz que solicitava aos alunos uma frase sobre a biodiversidade.

Apresentam-se, a seguir, alguns exemplos de frases que alunos do 7.º ano escreveram na Biblioteca:

A Biodiversidade é o coração da Natureza. Miguel Berro, 7.ºA e João Figueira, 7.ºB.

Biodiversidade é as diversas espécies de seres vivos que existem no mundo. Lucas, 7.ºA.

Refere-se à variedade de animais, plantas, microrganismos…, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies. Alexandre Santos, 7.ºB.

A biodiversidade traduz-se na quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta, Andreia Silvestre, 7ºB.

A biodiversidade é a diversidade de seres vivos que existem na terra e as inter-relações que se estabelecem entre si. Vanessa Valente e João Batista do 7.ºB.

Semana da Saúde

No âmbito da Semana da Saúde, que decorreu de 10 a 12 de Maio, foram expostos na Biblioteca Escolar os trabalhos de dois grupos de Área de Projecto do 12.º A.

O grupo com o tema "Ambiente e Saúde" apresentou-nos um cartaz ilustrativo das consequências que a poluição pode ter para a saúde humana, acompanhado por um vídeo de sensibilização para a temática. Pretendeu-se incentivar a Comunidade Escolar a desenvolver atitudes "mais verdes".

O grupo "Mentes Criminosas" elaborou uma apresentação PowerPoint, acompanhada de um cartaz, onde se apresentavam os principais resultados de um questionário aplicado à Comunidade Escolar durante o segundo período, as principais características de um psicopata e a história de alguns dos psicopatas mais conhecidos. Pretendeu-se assim contribuir para um aumento dos conhecimentos da população escolar relativamente a um tema tornado cada vez mais actual pelas inúmeras séries televisivas que o abordam.

No dia 31 realizou-se um peddy - papper ”Descobre o assassino à volta na escola”, no âmbito deste trabalho.

Feira das Ciências e Tecnologias

Nos dias 10 a 12 de Maio decorreu a Feira das Ciências e Tecnologias. Este evento foi organizado pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, ao qual se aliou a Biblioteca Escolar. Esta actividade insere-se no âmbito do projecto “A Ciência na Biblioteca”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Na Biblioteca decorreu uma mostra dos documentos adquiridos com o referido projecto e muitas actividades foram desenvolvidas de acordo com o programa apresentado.

A Informago foi uma das actividades desenvolvidas na Feira das Ciências e Tecnologias. Consistiu numa série de fichas com vários desafios do âmbito das TIC, que os alunos que vinham à Biblioteca eram convidados a preencher. O vencedor desta actividade foi o aluno Rúben Carvalho do 12.º A.

Atelier de Poesia

No dia 20 de Abril, com as turmas A e B do 7.º ano, decorreram dois Ateliers de Poesia dinamizados pela Biblioteca Municipal (M.ª José Paixão e Dr.ª Elsa Valente). Foram lidos três poemas do livro Gente povo todo o dia, de Filipe Chinita. As palavras recortadas de três poemas foram colocadas individualmente em três sacos previamente preparados. Cada aluno retirou oito palavras de um dos sacos e com elas construíram vários poemas.

No último atelier o próprio escritor esteve presente, mas anonimamente.

No dia 7 de Junho, na Biblioteca Municipal decorreu uma sessão com o escritor, onde foram lidas, entre outras, as poesias construídas nesses ateliers.

terça-feira, 8 de junho de 2010

SARAU CULTURAL

Vamos relembrar o que ACONTECEU ao longo do ano na nossa Biblioteca. Apareçam no Auditório Municipal amanhã, 9 de Junho, às 21h30.