quinta-feira, 29 de abril de 2010

Semana da Leitura



No dia 19 de Abril, pelas 10h, abriu a Semana da Leitura com a participação da Coordenadora Interconcelhia da RBE que referiu a importância das Bibliotecas e a razão de ser da Semana da Leitura. Em seguida, a professora Isabel Enes Ferreira (Encarregada de Educação) dinamizou uma sessão contando algumas histórias e lendo um conto muito actual de João de Aguiar. Outros autores foram mencionados destacando-se Miguel Torga, Eça de Queirós, Colleen McCullough, Isabel Allende e Irving Wallace Os alunos das turmas do10.º de Desporto do Curso Profissional de Informática de Gestão e os professores Ana Noronha, Alda Pedras e Gonçalo Roxo ficaram rendidos a esta apresentação e à simpatia da Isabel.


Semana da Leitura

Na actividade “Poemas ao ataque” que decorreu durante toda a semana alguns dos professores do Departamento de Línguas responderam ao desafio da BE. Seleccionaram com os alunos alguns poemas nas quatro línguas (português, inglês, francês e espanhol) e de acordo com um horário definido entraram em várias salas de aulas onde procederam à sua leitura. Participaram as turmas do 7.ºB, 9.ºB, 11.ºB e 12.ºB, respectivamente, com os professores Fátima Saltão, Manuela Guerreiro, Deolinda Russo e Marta Ropio.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Semana da Leitura

De 19 a 23 de Abril decorrerá na nossa escola a Semana da Leitura. Na Biblioteca encontrarás várias actividades interessantes. Aparece!

Literacia da Informação

A turma A do 7.º ano, no desenvolvimento do projecto “Amores e Paixões”, esteve na Biblioteca em várias sessões de pesquisa e elaboração de apresentações em PowerPoint. Na primeira sessão apresentou-se um modelo de literacia de informação, o Modelo PLUS, e posteriormente todo o trabalho realizado teve como suporte teórico esse modelo.

A turma B do 7.º ano também já assistiu à apresentação do modelo, no âmbito da disciplina de Estudo Acompanhado, mas a componente prática está agendada para um futuro trabalho que venham realizar na Biblioteca. .

“Chá com livros “ Sénior

Às 19.30 do dia 24 de Março decorreu um novo “Chá com Livros” Sénior. A actividade foi dinamizada pelo Professora Adélia Bentes. O livro em análise, Às dez a porta fecha, de Alice Vieira trata a temática do envelhecimento, da saudade, das recordações, da esperança, do amor....Como sempre são sessões muito participadas pelos alunos dos cursos EFA, professores e população em geral.

Programa de Rádio

No dia 17 de Março, na Rádio Granada, passou mais um programa da Página Aberta com informações sobre as actividades da nossa Biblioteca e as rubricas habituais: falando de livros, poesia, pensamentos, opiniões e músicas. Destacou-se o dia Mundial da Mulher com a referência aos trágicos acontecimentos que lhe deram origem. No dia 8 de Março de 1857, quando as operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque protestavam contra as condições desumanas de trabalho e os baixos salários, numa marcha de protesto, foram reprimidas violentamente e encerradas na fábrica onde deflagrou um incêndio no qual morreram carbonizadas 129 operárias.

Destacou-se a proposta de leitura do livro Histórias de Mulheres, de Rosa Montero. Em Histórias de Mulheres a autora reúne um conjunto de biografias de mulheres, que começou por publicar no suplemento do jornal espanhol El País. Não são biografias académicas, nem simples artigos, são fruto de uma visão muito pessoal, e também de um grande esforço de documentação. De Agatha Christie a Simone de Beauvoir, de Alma Mahler a George Sand, de Isabelle Eberhardt a Frida Kahlo, de Camille Claudel às irmãs Bronte, é uma notável galeria de mulheres que a autora nos desvenda neste livro. Durante o programa não faltou uma selecção de alguns temas interpretados por grandes nomes femininos.

“Quem conta um conto…”

No dia 24 de Março tivemos a visita da turma B do 9.º ano da EB2,3 de Pegões que veio acompanhada pelas professoras Isabel Enes Ferreira e Carla Lucas. Na Biblioteca da Escola esperavam os alunos do 11.º B. Nesta sessão foram partilhadas poesias e trabalhos/apresentações elaborados pelos alunos. Destacamos o trabalho sobre discriminação, da turma de Pegões, e a apresentação da Marta Baltazar, do 11.º B, numa previsão sobre o futuro dos colegas visitantes. A professora Elsa Mendes brindou os presentes com uma poesia muito interessante sobre Matemática. Foi uma actividade muito interessante e divertida. No fim os alunos de Pegões tiveram oportunidade de conhecer a escola com a psicóloga Maria João Monraia e com um elemento da Direcção, o professor Alcides Dias. Voltem sempre…

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia da Poesia, da Água e da Árvore

No dia 22 de Março comemoraram-se na Biblioteca da Escola os dias Mundiais da Floresta “Árvore”, da Poesia (21 de Março) e da Água (22 de Março). A turma do 10.ºC preparou e fez a leitura de vários poemas sobre as temáticas em causa para a turma do Curso Profissional de Restauração (11ºG). A seguir assistiram a duas apresentações que faziam o confronto entre belas paisagens que tinham em comum o elemento água, com paisagens secas de uma realidade não muito distante. Posteriormente, surgiu o debate, deixando bem patente a preocupação dos jovens por esta temática.

Workshop sobre Photoshop

Decorreu no dia 17 de Março o Workshop sobre Photoshop dinamizado pelo professor Gonçalo Roxo. A sessão acabou por decorrer na sala C27, onde havia possibilidade de os participantes poderem manipular o programa. Perante as imensas potencialidades do Photoshop foi feita uma abordagem dos conceitos básicos e executados alguns exercícios. Devido ao interesse demonstrado pelos 9 participantes ficou de se agendar uma outra sessão de aprofundamento, a realizar no próximo período.