quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia da Poesia, da Água e da Árvore

No dia 22 de Março, às 8h15, o 10.º A vem à Biblioteca Escolar animar uma sessão de leitura de poesia. Terão igualmente oportunidade de assistir a uma apresentação sobre a água.

Quem conta um conto...

No dia 24 de Março, às 9 horas, o 9.º B da Escola Básica 2,3 de Pegões vem a Vendas Novas dinamizar o espaço da nossa biblioteca numa colaboração inter-escolas e inter-turmas com o 11.º B da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Vendas Novas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Concurso Nacional de Leitura

Logótipo concurso Nacional de Leitura

No dia 19 de Fevereiro decorreu a cerimónia de entrega dos certificados aos alunos que participaram na primeira fase do Concurso e que foram apurados para a fase distrital. Agora o desafio é maior, terão que ler as seguintes obras, dentro de cada escalão:

3º Ciclo do Ensino Básico

A Odisseia : aventuras de Ulisses, herói e navegador da Grécia antiga / adaptação em prosa do poema de Homero por Joäo de Barros
A volta ao mundo em oitenta dias / Júlio Verne
O cão dos Baskervilles / Arthur Conan Doyle

Ensino Secundário

Expiação / Ian McEwan ; trad. Maria do Carmo Figueira
A Odisseia de Homero adaptada para jovens / Frederico Lourenço
O Conde de Abranhos / Eça de Queirós

Boas leituras e até 17 de Abril de 2010, às 10h00 na Biblioteca Pública de Évora. Mais informações em

http://www.evora.net/bpe/Actividades/PNL/PNL_Lista_2010.htm

Exposição : Exploração de Geometria Descritiva em suporte digital tridimensional

Desde o dia 19, está à disposição dos utilizadores da Biblioteca Escolar uma Exposição em suporte digital. Na quase totalidade, os trabalhos foram elaborados recorrendo a um programa informático de desenho e modelagem tridimensional, nomeadamente uma versão gratuita do Google SketchUp. Os temas são variados e incluem projectos para moradias, aeroportos, palco para concertos, etc. Apenas um trabalho foge à norma, pois trata-se de um trabalho de animação, onde a Geometria Descritiva está presente em quatro dimensões.

A presente exposição contempla só os resultados do 1.º período.

Programa de rádio

Olhem para elas, que divertidas, em plena gravação do programa de Fevereiro e apanhadas pela câmara fotográfica do Sr. Carlos Branco. Como não podia deixar de ser, este programa foi dedicado ao Amor. Como sempre, apresentaram-se as notícias da nossa biblioteca, pensamentos e opiniões, falou-se de livros – os livros são bons amigos – ouviu-se música, desta vez uma curta selecção a pensar no amor - e terminou-se com a rubrica “Poesia ao Entardecer” dedicada ao Amor e ao diálogo multicultural. Um dos pontos altos do programa foi as entrevistas sobre o Amor aos habitantes de Vendas Novas. Como a poesia é certamente a linguagem do Amor foram seleccionados e lidos poemas e excertos, em várias línguas, de autores como Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Vinícius de Moraes, Pablo Neruda, Charlotte Zolotow, Bertolt Brecht e Jacques Brel. Para fazer a leitura desta selecção contou-se com as participações dos alunos André Inglês, Mateus Machado do 9ºA e da professora Manuela Guerreiro.

Ciclo de Cinema

O Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar realizaram, durante quatro quartas-feiras dos meses de Janeiro e Fevereiro, a actividade ‘’Cinema e Línguas’’, com a projecção, na Biblioteca, de um filme de cada língua leccionada na escola: português, inglês, francês e espanhol. No dia 13 de Janeiro foi projectado o filme Adeus pai; na quarta-feira seguinte, Love actually - O amor acontece. Em Fevereiro, foi a vez do francês e espanhol com os filmes Taxi, dia 3 e dia 10 Manolito Gafotas a encerrar a sessão.

Desta actividade não constou apenas um ‘ciclo de cinema’, já que durante o intervalo grande da manhã os alunos puderam ouvir música proveniente de vários países das quatro línguas.

A ementa do almoço nesses dias, na cantina, também sofreu algumas alterações de forma a proporcionar uma sobremesa típica dos quatro países: arroz doce, apple pie, mousse au chocolat e natillas.

Viagem à roda das bibliotecas

No âmbito da disciplina de Área de Integração no Módulo “De Alexandria à era digital: a difusão do conhecimento através dos seus suportes”, a turma do Curso Profissional de Higiene e Segurança no Trabalho visitou a Biblioteca da Escola (BE) e a Biblioteca Municipal, no dia 5 de Fevereiro. Na BE foram alertados para a sua organização e funcionamento e assistiram a uma apresentação sobre a História das Bibliotecas. Posteriormente dirigiram-se à Biblioteca Municipal onde decorreu uma sessão sobre o papel das Bibliotecas em especial das Públicas/Municipais, dinamizada pelo funcionário José Bicho. Seguiu-se uma visita guiada às instalações da responsabilidade da Dr.ª Elsa Valente.

A Ciência na Biblioteca

No dia 1 de Fevereiro, a turma do 12º B, acompanhada pela professora Caterina Quaresma, aceitando o desafio da BE visualizou o filme Filadélfia. Este actividade insere-se no âmbito da disciplina de Biologia (temática das imunodeficiências)e no desenvolvimento do projecto “A Ciência na Biblioteca” . A sua visualização pretendeu provocar a reflexão sobre a problemática da Sida e o preconceito social em relação aos portadores do vírus. Resumidamente o filme fala sobre um jovem advogado que é despedido de uma respeitada e prestigiada firma de advogados por ter sida. Trata-se também do seu combate em defesa da sua dignidade e da sua reputação profissional. Um filme que arrecadou dois Oscares em 1993, sob a direcção de Jonathan Demme e conta nos papéis principais com Tom Hanks , Denzel Washington , Roberta Maxwell , Karen Finley , Mark Sorensen Jr, António Banderas. Podes também requisitar o filme na Biblioteca Escolar.

Centenário da República

Como sabes, este ano comemora-se o centenário da República. Participa nas actividades propostas pelo Jornal da Escola!

Workshop Photoshop Cs3

Inserido na oferta formativa, decorrerá um workshop na Biblioteca Escolar sobre Photoshop no dia 10 de Março, pelas 15horas.