quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Galardão Eco-Escola “ Bandeira Verde 2009”

No âmbito do Programa Eco – Escolas foi atribuído o Galardão Eco-Escola “ Bandeira Verde 2009”. A entrega do Galardão decorreu no dia 29 de Setembro em Santa Maria da Feira, no Europarque .”A Biblioteca felicita os responsáveis por esta distinção e adianta a explicação para a nova bandeira a esvoaçar na Escola.

Programa do Mês Internacional da Biblioteca Escolar

8 de Outubro - "Do que eu gosto": apresentações orais de alunos do 12.º ano
Horário: 10:50 - 12.º A
12:30 - 12.º B (assiste o 10.º B)
16:05 - 12.º C (assiste o 10.ºA/E)
12 de Outubro - Formação de Utilizadores / Literacia Científica
(Como elaborar um relatório científico) - 10.º B
Horário: 8:15/11:45 19 de Outubro - Curso Profissional de Desporto: 15:20
15 de Outubro - "Do que eu gosto": apresentações orais de alunos do 12.º ano
Horário: 10:50 - 12.º A (assiste o 10.º C)
16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação: apresentação de um PowerPoint sobre o tema(aceitam-se inscrições de turmas)
28 de Outubro - Chá Com Livros - Clube de Leitura (Leandro, Rei da Helíria)
28 de Outubro - Pagina Aberta (programa da rádio - gravação)
29 de Outubro - Halloween - Os Pegamamonstros - "A Ciência na Biblioteca"
Horário: 8:15 CEF ELEC/F
30 de Outubro - Pessoa na voz...!!! Por alunos do 12.º A/B/C
4 de Novembro - Halloween
Horário: 10:05 8.º A (Inglês) - assiste o 10.º A (Inglês)



quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Chá com Livros




Clube de Leitura “Chá com livros”

Este clube é constituído por alunos do 3º Ciclo, alunos do Ensino Secundário, professores, encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa que se assumam como leitores e gostem de partilhar as suas leituras, reflectir e debater em comum temas, livros e autores.

Mensalmente, na Biblioteca Escolar, proporcionam-se momentos de debate e reflexão informais à volta de um livro previamente seleccionado. O Livro de Outubro é Leandro, Rei da Helíria de Alice Vieira.

Se gostas de ler, junta-te a nós. Marcamos encontro dia 28 de Outubro, às 14h30, na BE. Aparece!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Outubro - Mês internacional da Biblioteca Escolar


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano subordinado ao tema "School Libraries: The Big Picture". Foi uma decisão da IASL (International Association of School Librarianship).
Neste mês as bibliotecas escolares têm por norma organizar um conjunto de actividades, envolvendo toda a escola e a comunidade em que esta se insere, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar toda a comunidade escolar para a sua utilização (RBE, 2009).

Formação de utilizadores e não só...Literacia científica.



No dia 29-09-09 decorreu na Biblioteca da Escola a primeira actividade de formação de utilizadores deste ano lectivo. A turma do 10ºA (essencialmente constituída por novos alunos na escola), acompanhada pela professora Gertrudes Melgão veio conhecer a biblioteca, os seus recursos, o seu funcionamento e todas as suas potencialidades. Como veio no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia (Modalidade de Apoio ao Desenvolvimento Curricular) na segunda parte da sessão os alunos tomaram conhecimento do guião disponível na plataforma Moodle/Biblioteca sobre “Como elaborar um relatório científico?”. Depois dos alunos tomarem contacto com as diferentes etapas dessa construção tiveram a oportunidade de analisarem e criticarem relatórios científicos que existiam na BE. Posteriormente realizaram exercícios práticos sobre referências bibliográficas. A avaliação que os alunos fizeram, no questionário aplicado no final, foi muito positiva e propõem a continuação de actividades deste género. Assim, a Equipa da BE desafia-os para uma próxima sessão de literacia de informação.

Inscrições BE

Estão abertas as inscrições para as diferentes modalidades de colaboração com a BE.

Ainda a Gripe A

A Equipa da BE também está preocupada com a gripe A. O “nosso” Plano de Contingência encontra-se afixado na porta da BE. No entanto deixamos um vídeo para reflexão.

Ano lectivo 2009-2010

A Equipa da Biblioteca Escolar dá as Boas Vindas a todos os utilizadores da BE da Escola Secundária/3ºC de Vendas Novas e deste Blog.

Neste ano começamos por destacar o Dia do Diploma. Durante esta cerimónia os alunos propostos para o quadro de valor no âmbito do Concurso Inês de Castro – construção de páginas -1º Prémio (PNL), foram homenageados. Os nossos parabéns aos alunos Francisco Oliveira, Helena Couto, Manuel Romão, Pedro Oliveira e Valentino Cunha.