sexta-feira, 12 de junho de 2009

Concurso Nacional de Leitura LER+


No Sábado, dia 13 de Junho, pelas 16H40, será transmitida a Grande Final do Concurso Nacional de Leitura na RTP1. A nossa escola esteve representada na Semifinal pela aluna Helena Couto, do 11ºA.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

SARAU CULTURAL 2009











Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca da Escola Secundária de Vendas Novas preparou um Sarau Cultural que pretendeu mostrar à comunidade local, nomeadamente aos encarregados de educação, algumas das actividades desenvolvidas pelos alunos na Biblioteca Escolar, no decorrer do ano lectivo.
Ao longo da noite de Sábado, dia 6 de Junho, o palco do Auditório Municipal “brilhou” com a actuação dos alunos que encantaram a audiência com poemas, música, dramatizações, sugestões de leituras, entre outras actividades.
A apresentação do espectáculo esteve a cargo dos alunos Carolina Ezequiel (12ºB), Lúcia Baião (11ºB), José Esfola(11ºA) e Valentino Cunha (11ºA). A projecção de imagens foi da responsabilidade do aluno Francisco Oliveira, do 11ºA.
Neste Sarau, além dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, também participaram uma adulta dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (D. Delfina Parreira), três encarregados de educação e o professor Melgueira que surpreendeu os presentes com o seu talento musical. Para o final ficou a estreia ao vivo da banda Ar de Rock, composta por alguns alunos da escola (André Calado, Dominic Pinhão, José Esfola e Rafael Carvalho) e pela vocalista Vanessa Pinhão. Felicitamos estes jovens pelo sucesso da sua primeira actuação ao vivo.
A Biblioteca Escolar agradece a todos os alunos, encarregados de educação ( Maria Júlia Serrudo, Catarina Romão e Joaquim Perfeito), professores (Ana Parente, Céu Baptista, Lucília Marmeleira, Paula Penteado e António Melgueira) e funcionários envolvidos na preparação deste espectáculo, assim como a colaboração da Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Teatro Amador de Vendas Novas, banda Thy Subry e Rádio Granada.
Agradece-se ainda a presença de todas as pessoas que assistiram ao espectáculo, foi deveras gratificante verificar que os familiares e amigos dos alunos aderiram em grande número à segunda edição deste evento cultural. Obrigada a todos e até para o ano.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

AMADA ETERNIDADE







Foi no dia 3 de Junho, que um grupo de cinco alunos acompanhados por duas professoras, se dirigiram a Coimbra, com vista a receber o 1º prémio do Concurso Inês de Castro, dinamizado pelo Plano Nacional de Leitura e Fundação Inês de Castro.
O concurso consistiu na construção de um site apelativo ao amor trágico de D. Pedro e D. Inês de Castro, a que “Depois de morta foi Rainha”.
Para que o grupo se dirigisse a Coimbra, houve a necessidade de apanhar boleia dos nossos colegas de Évora, a quem desde já agradecemos a amabilidade.
Chegados à Quinta das Lágrimas, fomos recebidos por um estrondoso grupo de zero pessoas que teve a gentileza de nos dar as boas vindas.
Passámos então ao almoço, constituído, como manda a tradição, por um saboroso prato de arroz de pato, acompanhado pela mais “elegante” água.
Seguiu-se a cerimónia de entrega de prémios, tendo os grupos premiados a oportunidade de apresentar o seu trabalho diante do júri e dos adversários. Quero deixar os parabéns a todos eles pelo seu esforço. Finda a apresentação, os estrondosos prémios foram distribuídos de forma justa e coerente. Ainda bem que vimos o nosso esforço recompensado, pois um porta-chaves dá sempre jeito, parecendo que não.
Deixámos então a sala “Aqua” com destino ao Jardim da Quinta das Lágrimas, conhecido pela sua história e beleza. Tirámos uma foto de grupo, seguindo-se um breve passeio, com destaque à Fonte das Lágrimas e à Fonte dos Amores.
Tivemos ainda a oportunidade de lanchar no mesmo local – o que usámos para almoçar. A diferença é que agora havia menos mesas disponíveis. Ficando o mistério do desaparecimento da mobília no ar, e já convencidos que iríamos saciar a fome em pé, dirigimo-nos com agrado às mesas onde o esplendoroso banquete estava servido.
Infelizmente, após tanto acontecimento emocionante, abandonámos o local, com lágrima no canto do olho.
Resta-nos agradecer ao Plano Nacional de Leitura e aos patrocinadores por nos proporcionarem tão glorioso dia. Encorajamos por isso os restantes colegas – concorram e esforcem-se. Vão ver que vale a pena.

1º lugar Nacional – Ensino Secundário
Francisco Oliveira, 11ºA
Helena Couto, 11ºA
Manuel Romão, 11ºA
Pedro Oliveira, 11ºA
Valentino Cunha, 11ºA
Prof. Carla Jorge
Prof. Céu Madeira

Texto de Francisco Oliveira, 11ºA