quinta-feira, 30 de abril de 2009

VENCEDORES DO CONCURSO INÊS DE CASTRO


Agarrando um desafio do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro, decidimos conjugar esforços e criar uma página web sobre o Romance de D.Pedro e D. Inês de Castro. Ao longo do ano lectivo, dedicámo-nos a este projecto com empenho e satisfação. O resultado desta partilha e conjugação de esforços não poderia ser mais gratificante: o 1º lugar nacional, na categoria do Ensino Secundário.

Os alunos envolvidos neste projecto foram: Helena Couto ( reconto da lenda através do poema Amada Eternidade), Francisco Oliveira (design), Manuel Romão (Contexto Histórico),Pedro Oliveira (Biografias e Episódios de Vida) e Valentino Cunha (Contexto Histórico). As professoras Carla Jorge e Céu Madeira acompanharam e supervisionaram todo o processo. É de referir que as ilustrações que acompanham o poema são da autoria da professora Céu Madeira.

Poderá consultar este projecto no sítio do Plano Nacional de Leitura ou no seguinte endereço: http://inesdecastro.pt.vu/



terça-feira, 28 de abril de 2009

MAIS UMA "PÁGINA ABERTA" NO AR


Na quarta-feira, dia 29 de Abril, pelas 16H, irá para o ar o programa de rádio Página Aberta.
Não perca esta edição especialmente dedicada ao 25 de Abril.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Para que não se esqueça...




O 25 de Abril foi assinalado na Escola Secundária de Vendas Novas com uma actividade dinamizada pelo 12ºC, no âmbito da disciplina de Português. Esta sessão contou com o testemunho de António Gervásio, militante do PCP e antigo resistente e preso político, tendo sido um dos protagonistas da fuga de Caxias, em 4 de Dezembro de 1961. António Gervásio falou do seu papel na resistência e na clandestinidade, do 25 de Abril e do conceito de Liberdade.
Além deste interessante testemunho, houve ainda uma pequena dramatização, leitura de poemas e audição de músicas de intervenção.
É de salientar que nesta sessão estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Dr. José Figueira, o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vendas, António Manuel Serralha Mendes, e o Engº. Jorge Quintas, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal.
Este tipo de iniciativas deve ser repetido para que Abril não caia no esquecimento.

domingo, 26 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Escolar apresentou Contos na Biblioteca, uma sessão de apresentação de contos dinamizada pelos alunos do 10ºA e do 10ºC, no âmbito da disciplina de Português. Esta actividade teve como assistentes os alunos do Curso Profissional de Higiene e Segurança no Trabalho e os alunos do 9º ano.
Além disso, durante a semana, decorreram ainda ateliers de leitura e escrita direccionados para o 3º Ciclo do Ensino Básico. Nesses ateliers participaram alunos do 7ºA e do 8ºB. Estes tiveram um contacto directo com livros de Alice Vieira, Maria Teresa Maia Gonzalez e Ana Saldanha, concretizando actividades práticas que implicaram a leitura de excertos de livros. É de salientar que os excertos previamente seleccionados estavam relacionados com vivências e problemas juvenis, para que os alunos constatassem que os livros e a vida não são realidades dissociáveis, afinal nos livros puderam ver reflectidos os seus problemas, angústias e preocupações.
Com estas actividades pretendeu-se, sobretudo, divulgar livros e autores, motivando os alunos para a leitura.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

MAIS UM CHÁ COM LIVROS NA BIBLIOTECA




Hoje, dia 22 de Abril, o nosso Chá foi acompanhado por uma interessante conversa e reflexão conjunta relativa ao livro Felizmente Há Luar, de Luís de Sttau Monteiro. Ao longo da sessão, os alunos foram incentivados a reflectir, a estabelecer relações entre as ideias veiculadas no livro e as características, valores e princípios vigentes na sociedade actual. Ler é aprender, reflectir, crescer, questionar, criticar... Prova disso foi a conversa estabelecida esta tarde, da qual todos saímos enriquecidos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

NA ESCOLA... COM HENRIQUE CAYATTE




No dia 20 de Abril, pelas 10H05, tivemos o prazer e o privilégio de receber, na Biblioteca Escolar, o presidente do Centro Português de Design e membro da Associação Europeia de Design (Bureau of European Design Associations), o conceituado designer e ilustrador Henrique Cayatte. Esta individualidade de renome internacional, conta com um currículo vastíssimo e invejável, sendo detentor de prestigiados prémios na área da ilustração, quer no contexto nacional quer internacional.
Henrique Cayatte desenvolveu a sua comunicação falando do trabalho do ilustrador e do designer, expondo as qualidades fundamentais que estes profissionais devem apresentar.
Citando Henrique Cayatte, “na ilustração, a voz do ilustrador junta-se à do escritor”. O ilustrador parte de um texto dirigido a um certo tipo de público e tem como missão apoiar o texto e a leitura. Tendo ilustrado livros de Alice Vieira, José Eduardo Água Lusa, José Jorge Letria, entre outros consagrados autores, informou que actualmente o ilustrador, além do seu talento, conta com um conjunto de ferramentas extraordinárias: o computador, o software de desenho, o scanning, a máquina fotográfica, etc.
A tecnologia também alterou o trabalho do designer, nomeadamente a partir do momento em que surgiu o design multimédia. É fundamental para um designer acompanhar as novas tecnologias e materiais. Na sua opinião, um designer, para vencer no mercado de trabalho, deverá, acima de tudo, ser um humanista, ou seja, nunca poderá perder o respeito pelos outros, virando-se apenas para si. “Os bons designers são invisíveis”, muitas vezes ”anónimos”, ou seja, há uma forte dimensão social no trabalho do designer, há que ir ao encontro do público, desenhar para os outros, não para si.
O designer também deverá ser um perito em comunicação, conjugando sempre a função com a forma, a funcionalidade com a estética.
Em jeito de conclusão, Henrique Cayatte afirmou que a sua vida se pauta por valores éticos, considerando a liberdade e o respeito pelo outro como princípios fundamentais, tanto na vida pessoal, como profissional. A sua máxima é “Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti”, “Respeita, se queres ser respeitado”.
Poderíamos ter ficado horas a ouvir este excelente comunicador, porém, a sua agenda muitíssimo preenchida fê-lo partir para mais reuniões, projectos, compromissos inadiáveis... Ficou o seu agradável testemunho e a vontade de um dia voltarmos a recebê-lo, pois é sempre bom ouvirmos um excelente profissional, um comunicador exímio, um humanista com forte dever cívico e social, alguém com um currículo e experiência de vida assinalável e admirável...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

CHÁ COM LIVROS


FELIZMENTE HÁ LUAR, de Luís de Sttau Monteiro


Este será o livro discutido e comentado no próximo Clube de Leituras, a decorrer no dia 22 de Abril, quarta-feira, às 14H30. A escolha desta obra de intervenção prende-se com a proximidade do 25 de Abril, uma data sobre a qual importa reflectir, não apenas pela sua importância passada, mas essencialmente pelo espírito e valores que lhe estão inerentes. Valores determinantes para a construção de um futuro que se quer mais justo, livre e solidário.
Poderá obter informações sobre este livro no blogue Viajando nos Livros em leitura-esvn.blogspot.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

PRESTIGIADO DESIGNER NA BIBLIOTECA ESCOLAR



No dia 20 de Abril, 2ª feira, o conceituado ilustrador e designer Henrique Cayatte estará na biblioteca escolar, pelas 10 horas.

Henrique Cayatte apresenta um currículo admirável, tendo ganho imensos prémios nacionais e internacionais.


Ilustrador

Como ilustrador ganhou em 1986 o 1º Prémio da Secretaria de Estado da Cultura para o conjunto da sua obra de ilustração.
Em 1988 ganhou o Prémio Gulbenkian de Ilustração de Literatura para Crianças pelas ilustrações do livro infantil O Grande Lagarto da Pedra Azul, de Papiniano Carlos.

Em 2000 ganhou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro Estranhões & Bizarrocos com texto de José Eduardo Agualusa e em 2001 ganhou de novo o Prémio Gulbenkian de Ilustração com esta mesma obra.


Henrique Cayatte foi designado candidato português ao Prémio Hans Christian Andersen 1998 (ilustração), pelo conjunto da sua obra para crianças e jovens.
De entre as mais de duas dezenas de títulos que editou, contam-se as ilustrações para obras de Alice Vieira e ainda para os seguintes volumes: História da nuvem que não queria chover, de Fernando Bento Gomes, Lisboa, Caminho, 1983; O búzio de nácar, de Carlos Correia, 2.ª ed., Lisboa, Caminho, 1986; O grande lagarto da Pedra Azul, de Papiniano Carlos, Lisboa, Caminho, 1986; O menino eterno, de José Jorge Letria, Porto, Civilização, 1994. (J.A.G.)


Designer


Foi responsável pelo design de publicações como o jornal Público e as revistas Ler e Egoísta.

Foi o designer coordenador dos catálogos para a área de exposições de «Lisboa — capital Europeia da Cultura 94».

Projectou o sistema de sinalética e comunicação da EXPO'98 e, em 1999, ganhou o Prémio Nacional de Design.

Foi responsável pelo design das exposições “Liberdade e Cidadania 100 Anos Portugueses” e “Engenho e Obra”.

Membro da Associação Portuguesa de Designers é, desde 2004, presidente do Centro Português de Design e integra o Board do BEDA (Bureau of European Design Associations) para o biénio 2008-2010.

É autor do design global do novo Passaporte Electrónico Português e do Cartão do Cidadão.


terça-feira, 7 de abril de 2009

FASE FINAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


DATA DE REALIZAÇÂO DAS PROVAS


30 e 31 de Maio de 2009


OBRAS SELECCIONADAS


3º Ciclo do Ensino Básico


- Anne Frank, Diário, Livros do Brasil e outras editoras.


- Manuel da Fonseca, O Fogo e as Cinzas, Ed. Caminho e outras editoras.


- Michael Ende, A História Interminável, Ed. Presença.

Ensino Secundário


- Anton Tchekov, A Gaivota, Relógio d’ Água e outras editoras.


- António Alçada Baptista, Tia Suzana, meu amor, Ed. Presença.


- Emily Brontë, O Monte dos Vendavais (também traduzido com os títulos O Monte dos Ventos Uivantes e O Alto dos Vendavais), Publicações Dom Quixote FINAL e outras editoras.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

23 de Abril - Dia Mundial do Livro


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.


O cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2009 conta com a ilustração de Pierre Pratt, nascido em 1962 em Montreal e residente em Lisboa. Ilustrador e autor de livros infantis, foi premiado diversas vezes: 3 Prémios do Governo do Canadá, Pomme d'Or e Plaque d'Or em Bratislava, um Totem no Salão de Montreuil, Prémio Unicef em Bolonha, Prémio Elizabeth Cleaver do IBBY, Prémio do Salão de Trois-Rivières, Livro de Honra do Boston Globe Horn Book Awards, etc.
O design do cartaz é da LUPA Design, empresa pertencente a Danuta Wojciechowska, ilustradora igualmente premiada.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

2 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL



A mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People).

Eu sou o mundo, e o mundo sou eu,
porque através do meu livro
posso ser quem quiser.
Palavras e imagens, versos e prosa,
levam-me a lugares vizinhos e distantes.

Na terra dos Sultões e do ouro,
mil histórias se revelam,
tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
Génios, Ghouls e Simbad,
contam os seus segredos a
Sherazade.

A cada palavra em cada página,
viajo no tempo e no espaço.
E nas asas da fantasia
o meu espírito atravessa terra e mar.

Quanto mais leio, mais compreendo
que, com o meu livro,estarei sempre
na melhor das companhias.
Mensagem internacional

· Autor da mensagem: IBBY
· Ilustração: Hani D. El-Masri (1951- ) - Egipto
· Site:(Inglês e Espanhol): http://www.ibby.org/index.php?id=920
· Tradução pt-PT: Paulo Izidoro