segunda-feira, 30 de março de 2009

ARRANCOU UM NOVO CONCURSO LER+


O Ler+Ciência é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva, que procura estimular a leitura de obras científicas (e de ficção científica) entre as crianças e os jovens.


O Concurso
Cada concorrente deverá submeter uma apresentação de um livro de ciência, de divulgação ou de ficção científica, procurando suscitar o interesse de outras pessoas para a obra. As apresentações podem ser submetidas em dois formatos:- por escrito, em textos que não deverão exceder os 1500 caracteres- em gravação vídeo que não deverá exceder 60 segundos



Os prémios
Os trabalhos premiados serão publicados no Clube de Leituras do Plano Nacional, na página da Ciência Viva e ainda na Ciência Viva TV, em http://www.cvtv.pt/. A Fundação Calouste Gulbenkian oferecerá ainda os seguintes prémios:
- Os autores de 5 apresentações seleccionadas pela comissão de análise receberão como prémio um cheque livro no valor de €25.
- As escolas que enviarem apresentações de 10 ou mais alunos, cujos textos forem seleccionadas pela comissão de análise, receberão um cheque livro no valor de € 250.


O júri, que atribuirá os prémios a cada 4 meses, é composto:

- pelo Plano Nacional de Leitura
Prof. Amália Bárrios

- pela Fundação Calouste Gulbenkian
Prof. João Caraça

- pela Ciência Viva
Prof. António Gomes da Costa

Duração

O Concurso teve início no dia 20 de Março e estará aberto enquanto as entidades organizadoras considerarem adequado. A data de encerramento do concurso será publicitada com 30 dias de antecedência.

Para mais informações, consulte o regulamento do concurso em http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/lermais.asp

sábado, 28 de março de 2009

CHEGÁMOS À FINAL NACIONAL!


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Foi pelas 10 horas de hoje, dia 28, que os alunos apurados pela nossa escola se submeteram à prova distrital do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Pública de Évora.
Todos revelaram um bom desempenho, estando por isso de parabéns, no entanto, as regras do concurso determinaram que apenas passariam à Final Nacional os dois concorrentes melhor classificados em cada categoria (3º Ciclo e Secundário). Assim, passou à final a Helena Couto, do 11ºA!
Felicitamos todos os nossos concorrentes e "torcemos" pela Helena, que tem pela frente muitas leituras e um grande desafio.

Até à final na RTP.

quinta-feira, 26 de março de 2009

A FASE DISTRITAL DO CNL JÁ ESTÁ AÍ!


No próximo sábado, dia 28, decorre, na Biblioteca Pública de Évora, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. A prova terá início às 10H e terá a duração máxima de uma hora.
Na categoria do 3º Ciclo do Ensino Básico, a nossa escola será representada pela Patrícia Teles (8ºB) e pelo Andreas Fält (9ºA). Quanto à categoria do Ensino Secundário, seremos representados pela Helena Couto, Manuel Romão e Pedro Oliveira, os três do 11ºA.
Ao longo do 2º período, estes alunos efectuaram as leituras dos livros seleccionados pelo Júri Distrital e prepararam-se para a segunda etapa deste concurso. Sábado, os seus conhecimentos serão postos à prova. MUITA SORTE PARA TODOS.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Os Maias, de Eça de Queirós, no Chá com Livros

Hoje, às 14H30, decorreu mais um Chá com Livros. A nossa conversa fluiu em torno de Os Maias, de Eça de Queirós. Os alunos do 11º ano, que já haviam lido integralmente a obra, comentaram alguns episódios mais marcantes e emblemáticos da mesma, caracterizaram personagens e expressaram opiniões relativamente a certos aspectos , motivando os alunos do 10º ano aí presentes para a leitura desta consagrada obra da nossa literatura.
No final, todos recomendaram vivamente a sua leitura pelas características da linguagem, pela intriga, por se tratar da história de uma família e de um precioso documento da época.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Programa de Rádio


Como acontece mensalmente, os alunos Ana Margarida Silva (10ºA), Andreia Coelho (10ºC), Inês Rodrigues (10ºD), João Carrasco, José Esfola, Luís Pires, Pedro Oliveira, Rúben Carvalho e Valentino Cunha (todos do 11ºA) dirigiram-se às instalações da Rádio Granada para procederem à gravação do programa Página Aberta, que irá para o ar no dia 25 de Março, às 16 horas.
A Mulher será o tema privilegiado. Não perca na Granada FM.

sábado, 21 de março de 2009

CLUBE DE LEITURAS


Na próxima quarta-feira, dia 25 de Março, às 14H30, decorrerá mais um Chá com Livros.
Os Maias, de Eça de Queirós, será o alvo da nossa conversa.
Convidamo-lo a vir tomar chá connosco e a partilhar as suas impressões relativamente a esta grande obra da literatura portuguesa.


segunda-feira, 16 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA POESIA

O Dia Mundial da Poesia comemora-se a 21 de Março, por iniciativa da Unesco.
No próximo Sábado, dia 21, pelas 17H, a Biblioteca Municipal de Vendas Novas comemora essa data com uma sessão de declamação e oferta de poemas.
A nossa escola marcará presença nessa comemoração, através da apresentação de poemas criados pelos alunos do 8ºA, no âmbito do Atelier de Escrita dinamizado pela Biblioteca Municipal, durante a Semana da Leitura.
Convidam-se todos os interessados a participar nessa iniciativa.

domingo, 15 de março de 2009

UM LIVRO NUMA FOTO



No âmbito do Dia Mundial do Livro, a Direcção‐Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo "Um livro numa foto". No dia 23 de Abril, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros.

Regulamento
1. Podem concorrer os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.
2. As fotografias deverão ter uma legenda (máximo de 20 palavras) e deverão ser, preferencialmente, enviadas por e‐mail. Neste deve constar o nome, a morada, a escola e o contacto telefónico do aluno.
3. Os concorrentes deverão garantir que a publicação de fotografias envolvendo pessoas está por elas autorizada.
4. Um júri constituído por representantes da DGLB e do Plano Nacional de Leitura escolherá as 15 melhores fotografias, que serão divulgadas no site da DGLB.
5. Todos os concorrentes seleccionados receberão livros.
6. As fotografias devem ser envidas até 15 de Maio para dsl@dglb.pt ou por correio para: Direcção de Serviços do Livro
Direcção‐Geral do Livro e das Bibliotecas
Campo Grande, 83, 1º
1700 – 088 Lisboa

quarta-feira, 11 de março de 2009

UM DESAFIO PARA QUEM GOSTA DE ESCREVER





TORNEIO POÉTICO
Evocação de António Botto e de Jorge de Sena


No âmbito do Dia Mundial da Poesia (21 de Março), do Dia Mundial do Livro (23 de Abril) e do Ano Europeu da Criatividade e Inovação (http://criar2009.gov.pt), a Direcção‐Geral do Livro e das Bibliotecas convida o jovem público leitor a participar num torneio poético de evocação de António Botto, por ocasião da passagem de cinquenta anos sobre a morte do poeta, e de Jorge de Sena no nonagésimo aniversário do seu nascimento.
Encarando a leitura regular e o exercício poético como livre e superior expressão do conhecimento humano e da diversidade da natureza humana e como fonte de criatividade e inovação, procura‐se corresponder às recomendações das organizações internacionais no sentido de se promover o diálogo intercultural.


Regulamento

1. Condições de participação

O presente torneio dirige‐se a todos os estudantes do 3º ciclo do ensino básico (categoria A) e do ensino secundário (categoria B).
Os trabalhos concorrentes devem ser entregues até ao dia 15 de Maio na Biblioteca Municipal do concelho de residência ou na Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino frequentado.

2. Modalidades de participação
Em alternativa: glosa e desenvolvimento, em verso ou em prosa de ficção, e num máximo de duas páginas A4, de uma das estrofes:

I – Afirmam que a vida é breve,
Engano – a vida é comprida:
Cabe nela amor eterno
E ainda sobeja vida.

(António Botto, in Pequenas Esculturas, 1925)

II – Anda um ai na minha vida
Que me lembra a cada passo
A distância que separa
O que eu digo do que eu faço.

(António Botto, in Dandismo, 1928)


III – Uma pequenina luz bruxuleante
não na distância brilhando no extremo da estrada
aqui no meio de nós e a multidão em volta
une toute petite lumière
just a litlle light
una picolla…m todas as línguas do mundo
uma pequena luz bruxuleante
brilhando incerta mas brilhando [...]

(Jorge de Sena, "Uma Pequenina Luz", in Fidelidade, 1958)

IV – Amo‐te muito, meu amor, e tanto
que, ao ter‐te, amo‐te mais, e mais ainda
depois de ter‐te, meu amor. Não finda
com o próprio amor o amor do teu encanto. […


(Jorge de Sena, do "Soneto VIII", in As Evidências, 1955)


3. Critérios de selecção
Serão seleccionados três trabalhos (1º, 2º e 3º); a sua apreciação pelos elementos do júri terá em conta o bom domínio da língua portuguesa, nele se considerando tanto a correcção gramatical como a boa utilização dos seus recursos expressivos; boa exposição e articulação de ideias; e o conhecimento, velado ou explícito, da obra dos poetas seleccionados.

4. Composição do júri
O júri é composto por um representante da DGLB, um representante do Plano Nacional de Leitura e Eduardo Pitta, poeta e ensaísta.

5. Prémios
Os prémios serão conjuntos de livros. Os trabalhos premiados serão publicados no site da DGLB.

6. Os responsáveis das Bibliotecas deverão fazer chegar os textos concorrentes, em triplicado, às instalações da DGLB, até 30 de Maio, dirigindo‐os à:
Direcção de Serviços do Livro
Direcção‐Geral do Livro e das Bibliotecas
Campo Grande, 83,1º
1700‐088 LISBOA

segunda-feira, 9 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA - 6 de MARÇO
















Na escola com João Aguiar

Ao longo deste ano lectivo, decorreu o Concurso Literário João Aguiar que culminou com a vinda do escritor à nossa escola, no dia 6 de Março.
Durante a manhã, João Aguiar partilhou com os alunos algumas experiências do seu percurso como escritor. Respondendo a questões formuladas pelos presentes, falou do processo de criação literária e dos seus escritores de referência, apontando Camões e Eça de Queirós como os dois grandes vultos da literatura portuguesa. Num discurso fluente e apelativo, apresentou o processo de escrita como um processo árduo que envolve muito trabalho, disciplina e dedicação, deixando bem claro aos aspirantes a escritores que o metier da escrita pode ser bem penoso.
Seguidamente, procedeu-se à entrega dos prémios e diplomas aos alunos participantes no Concurso Literário João Aguiar. O prémio da categoria do 3º ciclo, modalidade texto, foi para a aluna Helena Lavado, do 7ºA, que criou um texto com personagens de O Bando dos Quatro cuja acção se desenrola em Vendas Novas. Poderão lê-lo no blogue da biblioteca escolar, Semeando Palavras, em escrita-esvn.blogspot.com
O prémio do ensino secundário destinou-se à aluna Ana Margarida Silva, do 10ºA, pelo seu comentário baseado no tema “Uma incursão no campo da fantasia” em
O Sétimo Herói, de João Aguiar.
No final decorreu uma sessão de autógrafos.
À tarde, João Aguiar voltou à escola para falar sobre O Bando dos Quatro, num encontro especialmente destinado aos alunos do 3ºciclo.
O contacto com este escritor revelou-se uma experiência deveras gratificante e enriquecedora, sobretudo para aqueles que já haviam tido a oportunidade de ler alguns dos seus livros.

Sopa com Letras

Mais uma vez, as crianças do 1º ciclo desfrutaram da leitura de uma história à hora de almoço. A Jessica e a Inês, do 7º A, foram as leitoras.

sábado, 7 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA - 5 de MARÇO


















Na escola com encarregados de educação

Foi com muita satisfação que contámos com a presença dos encarregados de educação nas nossas actividades. Acreditamos que a sua contribuição é preciosa para a criação e desenvolvimento de hábitos de leitura e estamos convictos de que só conjugando esforços alcançaremos essa meta.
O poema “Rotina”, de Eugénio de Andrade, abriu a sessão dinamizada pelos encarregados de educação. A leitura esteve a cargo da D. Maria do Rosário Galinha, encarregada de educação do aluno Miguel Galinha, do 7ºA.
Seguidamente, a encarregada de educação do aluno Filipe Marques, do 10ºB, D. Cristina Simões, leu-nos uma crónica de Monica Monasterio (autora espanhola), intitulada “Limites”, na qual esta refere que “somos a última geração de filhos que obedeceu a seus pais e a primeira geração de pais que obedece a seus filhos”. Um texto que dá que pensar...
A D. Maria Júlia Serrudo, mãe da Ana Chainho (10ºA) e do Marco Chainho (7ºA), optou pela leitura de uma crónica de José Luís Peixoto que retrata a falta de perspectivas futuras para os jovens de hoje. Um tema muito pertinente e adequado ao público presente.
As leituras encerraram com poesia. A professora Adélia Bentes, encarregada de educação do aluno João Bentes (9ºA), presenteou-nos com a leitura de um poema de Manuel Alegre.
Para encerrar trocámos impressões sobres os textos lidos. Proporcionámos momentos de reflexão, pois ler também é reflectir e partilhar.
Gostaríamos de felicitar as encarregadas de educação acima referidas pela qualidade das suas participações, renovando desde já o nosso convite para próximos eventos.

Homenagem a Camões



Após a participação das encarregadas de educação, os alunos do 10ºA e 10ªC prestaram uma homenagem ao grande símbolo da cultura portuguesa no mundo – Luís Vaz de Camões. Muitos foram os poetas, portugueses e estrangeiros, que nos seus escritos dedicaram belíssimos textos ao autor de Os Lusíadas: Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga e Carlos Drummond de Andrade foram os poetas seleccionados para esta homenagem, à qual não faltaram os famosos e sempre belos sonetos camonianos: “O tempo acaba o ano, o mês e a hora”, “Julga-me a gente toda por perdido”, “Sempre a razão vencida foi de Amor” e “Na fonte está Lianor”.
O grande momento desta sentida homenagem foi a entrevista a Camões, em que o aluno Cláudio Mira (10ºA) encarnou o grande poeta, declamando versos que explicaram alguns aspectos da sua vida. É de sublinhar a forma responsável e empenhada como este aluno assumiu o seu papel.
Terminámos com Camões cantado. O 10ºC cantou “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, numa versão de José Mário Branco, e “Amor é fogo que arde sem se ver”, um soneto musicado pelos Pólo Norte.
Felicitações aos dinamizadores desta meritória homenagem.

Na escola com outras Bibliotecas

As bibliotecárias da Biblioteca Municipal de Vendas Novas desenvolveram um atelier de escrita com os alunos do 8ºB. Palavra Poesia foi o título atribuído a esta actividade que, segundo as dinamizadoras, teve resultados muito satisfatórios. Os alunos constataram que escrever pode ser bem divertido!

Sopa com Letras

O 7ºA serviu Sopa com Letras aos meninos do 1º ciclo que almoçam na nossa cantina. Estes deliciaram-se com a história e quiseram repetir.

Partilha de Experiências de Leitura

À tarde, um grupo de alunos do 12ºB, no âmbito de Área de Projecto, presenteou-nos com a leitura expressiva de um excerto de O Principezinho, de Saint Exupéry. Um livro eterno que nos mostra que “o essencial é invisível aos olhos”.
O outro livro divulgado foi Uma Viagem ao Tempo dos Castelos, da Colecção Viagens no Tempo, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Uma viagem no tempo e na leitura...

sexta-feira, 6 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA - 4 de MARÇO













Leitura Criativa

Leitura Criativa foi a selecção dos alunos do Curso Profissional de Higiene e Segurança no Trabalho e do 12ºB para a sua participação na Semana da Leitura. Às 9H, presentearam-nos com a leitura de vários poemas, entre os quais “O Mostrengo”, de Fernando Pessoa, e “Cântico Negro”, de José Régio.
A apresentação terminou com música. Os alunos do 12ºB cantaram o famoso tema dos Xutos e Pontapés, “O Homem do Leme”. O professor Melgueira surpreendeu os presentes cantando duas composições com música e letra da sua autoria. Uma verdadeira revelação para quem desconhecia o seu talento artístico!

Poetas do Século XX

Os dinamizadores desta actividade, que teve início às 10H05, foram os alunos do 10ºE e do 11º C. A apresentação esteve a cargo do aluno Pedro Madeira.
Para acordar os presentes, os alunos do 11ºC ofereceram “Um bom par de chapadas”, um poema da autoria de Boris Vian. Seguiu-se um atractivo “desfile” de consagrados poetas do século XX: António Gedeão, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos (heterónimos de Fernando Pessoa), Pedro Homem de Mello, Manuel Alegre e o poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade. Todos condignamente homenageados nesta sessão.
Para o fim ficou o poema “Para Galileu” de António Gedeão. Um poema que mereceu uma atenção e tratamento especial, uma vez que as professoras Marília, de Filosofia, e Adelina Fonseca, da área das Ciências, procederam a um comentário deste poema no contexto das respectivas áreas disciplinares.
Foi a festa a poesia!

quarta-feira, 4 de março de 2009

OS CURSOS EFA NA SEMANA DA LEITURA











Nesta Semana da Leitura, decidimos proporcionar aos adultos dos Cursos EFA um encontro de partilha de experiências de leitura. Após um convite dirigido a todos os adultos, no sentido de divulgarem livros ou autores do seu agrado, no dia 3 de Março, a D. Delfina Parreira, do EFA CEB, e o Sr. Sérgio Barrelas, do EFA CEA, disponibilizaram-se a partilhar alguns livros marcantes no seu percurso como leitores. E fizeram-no com entusiasmo e desenvoltura. Muitos parabéns aos dois.
A D. Delfina Parreira referiu a Bíblia como o seu livro de referência e presenteou-nos com uma interpretação muito pessoal de Levantados do Chão, de José Saramago, lendo alguns excertos que fundamentaram as suas afirmações.
O Sr. Sérgio Barrelas manifestou a sua preferência por livros de cariz biográfico e político. Apresentou-nos um livro sobre José Mourinho e um livro de memórias: Foi assim, de Zita Seabra.
O professor Luís Teixeira presenteou-nos com um género literário pelo qual nutre um grande fascínio: literatura de viagens. As colunas de Hércules, de Paul Theroux, conduziram-nos a uma viagem pelo Mediterrâneo.
Testemunhos de qualidade que certamente contribuíram para o nosso desejo: despertar o gosto pelos livros e pela leitura. Nunca é demasiado tarde para começar a ler e experimentar os prazeres de um livro.

terça-feira, 3 de março de 2009

Na escola com encarregados de educação e professores



















Hoje, dia 3 de Março, iniciámos as actividades da Semana da Leitura às 10H 05, com a presença dos alunos do 10ºA e 10ºB.
A sessão abriu com sotaque brasileiro, tratou-se da leitura do poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, pelo aluno Daniel, do 10ºB .
Seguiram-se as leituras dos encarregados de educação. Leituras que conseguiram cativar os presentes, não só pela pertinência e qualidade dos textos seleccionados, como pela forma como foram lidos e apresentados. O professor Joaquim Perfeito, presente na condição de encarregado de educação do aluno João Perfeito, do 12ºC, escolheu poesia para deleitar os presentes: “A Ilha do Tesouro”, de Álvaro Magalhães, “Beatitude”, de Nuno Júdice e “Com fúria e raiva” , de Sophia de Mello Breyner, foram os poemas seleccionados por este encarregado de educação.
A encarregada de educação do aluno Manuel Romão, do 11ºA, a professora Catarina Romão, leu um conto de José Jorge Letria: “O valor do silêncio”. A professora Marta Ropio, na qualidade de encarregada de educação da aluna Beatriz Ropio, do 10ºB, apresentou um poema do poeta brasileiro Rui Ribeiro Couto, intitulado “A menina gorda”. A leitura deste poema foi adoçada com sotaque brasileiro.
The last but not the least foram as professoras que se disponibilizaram para falar de leituras. E fizeram-no de uma forma entusiástica, o que sem dúvida cativou e prendeu a audiência.
A professora Georgina Pinto, à semelhança do ano passado, decidiu apresentar António Gedeão. A admiração e o fascínio sentido por este grande poeta, foram evidentes na forma “apaixonada” como apresentou e explorou o “Poema para Galileu”.
A professora Elsa Mendes, de forma simples e cativante, partilhou algumas das suas leituras favoritas, destacando autoras latino-americanas como Isabel Allende, Laura Esquivel e Sandra Sabanero. Também apresentou Os Maias, de Eça de Queirós, como a sua obra de referência. Para o público feminino, sugeriu a leitura de Já não sofro por amor da escritora espanhola Lucía Etxebarria.
A professora Cláudia Arnaud, apesar de já dispor de poucos minutos para a sua apresentação, divulgou o género policial, com A Ilha do Negro, de Agatha Christie.
Certamente que a qualidade das apresentações terá suscitado em muitos alunos a curiosidade de ler, de conhecer novos livros e autores.
Muito obrigada a todos os participantes.