sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Na escola com o escritor João Aguiar


No dia 6 de Março, sexta-feira, o escritor João Aguiar estará presente na biblioteca escolar, no âmbito da Semana da Leitura. Haverá duas sessões: às 10H05 e às 15H20.

Na primeira sessão estarão presentes todos os alunos que participaram no Concurso Literário João Aguiar, nas diferentes categorias e modalidades. Além de uma conversa com o autor, decorrerá a entrega de prémios e de diplomas relativos ao concurso, bem como uma feira do livro com livros do autor e uma sessão de autógrafos.
Na parte da tarde, a sessão será dedicada ao público mais jovem, estando em destaque a colecção de aventuras O Bando dos Quatro.

Contamos com a sua presença. Entretanto, deixamos alguns dados relativos a João Aguiar.

João Aguiar nasceu em Lisboa, em 1943.
Licenciou-se em Jornalismo na Universidade Livre de Bruxelas.
Antes de Bruxelas, frequentou o curso de Filosofia da Universidade Clássica de Lisboa e ao mesmo tempo foi redactor da RTP. Depois de concluir o curso, regressou a Portugal, cumpriu serviço militar em Angola e quando foi desmobilizado, ficou em Luanda a fazer jornalismo. Em 1975, regressou a Portugal e trabalhou na Imprensa, Rádio e Televisão. A revista Sábado, primeira série, foi a sua última redacção. Desde então, abraçou em exclusivo a profissão de escritor.

O seu primeiro romance e primeiro grande êxito foi A Voz dos Deuses (1984), um dos maiores sucessos literários em Portugal, nos últimos anos.

Entre as suas obras contam-se títulos como:

A Voz dos Deuses (1984)
O Homem Sem Nome (1986)
O Trono do Altíssimo (1988)
O Canto dos Fantasmas (1990)
Os Comedores de Pérolas (1992)
A Hora de Sertório (1994)
A Encomendação das Almas (1995)
Navegador Solitário (1996)
Inês de Portugal(1997)
O Dragão de Fumo (1998)
A Catedral Verde (2000)
Diálogo das Compensadas(2001)
Uma Deusa na Bruma (2003)
O Sétimo Herói (2004)
O Jardim das Delícias (2005)
O Tigre Sentado (2005, 2ª ed.)
Lapedo – Uma Criança no Vale(2006)
O Priorado do Cifrão (2008)

João Aguiar também é autor de colecções infanto-juvenis:
. O Bando dos Quatro
· Sebastião
· Os Mundos Secretos.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Página Aberta - o nosso programa de rádio


Na próxima quarta-feira, dia 25 de Fevereiro, às 16H, irá para o ar mais uma Página Aberta, um programa da responsabilidade da Biblioteca Escolar, que procura promover hábitos de leitura em Vendas Novas, através de sugestões de leituras, da apresentação de poemas e de excertos de obras nacionais e estrangeiras, da divulgação de textos criados por alunos da escola e de uma conversa informal à volta de livros e leituras.

Este programa, gravado no dia 18 de Fevereiro, às 16H, contou com a participação dos seguintes alunos: Ana Silva (10ºA), Inês Rodrigues, (10ºD), Marina Pereira (10ºC), Luís Pires, Pedro Oliveira, Ruben Carvalho e Valentino Cunha (todos do 11ºA).

Não perca esta edição especialmente dedicada ao Amor...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Clube de Leituras








Pelas 14H30, do dia 18 de Fevereiro, decorreu mais um Chá com Livros. Desta vez, conversámos sobre o livro O Sétimo Herói, de João Aguiar, o autor que será nosso convidado no dia 6 de Março, no âmbito da Semana da Leitura.
Os alunos presentes teceram os seus comentários relativamente a este livro. Diferentes perspectivas, diferentes opiniões, diferentes formas de interpretar e de sentir o mundo paralelo criado por João Aguiar; porém, um sentimento comum: o prazer de ler e de descobrir novos livros e autores.
A conversa fluiu descontraidamente, acompanhada de risos e muito boa disposição. O chá e os bolinhos não faltaram, tornando este convívio à volta dos livros mais acolhedor e “saboroso”.
O próximo Chá com Livros será “servido” no dia 18 de Março. Na mesa estará um grande clássico da nossa literatura: Os Maias, de Eça de Queirós.
Até lá, boas leituras.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Clube de Leituras

O autor do mês será João Aguiar, com o livro O Sétimo Herói.
Até ao dia 13 de Fevereiro, os alunos do Ensino Secundário participaram num concurso literário baseado nesta obra. Contamos com a presença desses leitores na quarta-feira, dia 18, às 14H30, para trocarmos experiências de leitura.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O São Valentim regressou à Biblioteca












Na 2ª feira, dia 16, o São Valentim ainda marcou presença na Biblioteca Escolar.
A actividade iniciou-se com uma breve explicação sobre a origem do dia de São Valentim, pela aluna Ana Rita Silva, do 7ºA. Passou-se, seguidamente, para a leitura de “Valentine Poems”, também por alunos desta turma. Esta actividade foi preparada nas aulas de Inglês e de Oferta de Escola.
Os alunos do 10ºD, no âmbito da disciplina de Português, prosseguiram com a apresentação de poemas de vários autores portugueses: Camões, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner, Florbela Espanca, entre outros.
O aluno Ruben Ferreira fez a leitura expressiva de um poema da sua autoria, subordinado à temática do Amor. Tivemos, assim, o gosto de divulgar mais um aluno com o gosto e o prazer da escrita.
A actividade terminou com canções “românticas”...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

São Valentim na Biblioteca







No dia 13 de Fevereiro, o São Valentim foi assinalado na Biblioteca Escolar. Os alunos do 12ºB preparam uma serenata, no âmbito de Área de Projecto.
A estrela da sessão foi a aluna Marina Pereira, do 10ºC, que animou os presentes com várias canções de amor. Foi com muito gosto que divulgámos mais um talento da nossa escola. Desta vez na área da música.
Assistiram à sessão o 10º C e o 10º E, assim como os alunos de Francês do 11ºC.
O São Valentim regressará à biblioteca no dia 16 de Fevereiro, 2ªfeira, às 15H45.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

S. Valentim


O S. Valentim também é assinalado na Biblioteca.
No dia 13 de Fevereiro, às 11H45, o 12ºB dinamizará uma actividade alusiva a esta festividade.
No dia 16 de Fevereiro, às 15H45, será a vez do 7ºA e do 10ºD nos ofereceram poemas e canções de amor.
Estás convidado a assistir.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ilustrador e designer Henrique Cayatte na Semana da Leitura


No dia 2 de Março, às 10H05, Henrique Cayatte estará na nossa biblioteca para falar da sua actividade como ilustrador.

Deixamos aqui algumas informações sobre este conhecido e premiado ilustrador e designer:

Nasceu em Lisboa em 1957. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

ILUSTRADOR

Ganhou em 1986 o 1º Prémio da Secretaria de Estado da Cultura para o conjunto da sua obra de ilustração.

Em 1988 ganhou o Prémio Gulbenkian de Ilustração de Literatura para Crianças pelas ilustrações do livro infantil O Grande Lagarto da Pedra Azul, de Papiniano Carlos.

Em 2000 ganhou o
Prémio Nacional de Ilustração com o livro Estranhões & Bizarrocos com texto de José Eduardo Agualusa e em 2001 ganhou de novo o Prémio Gulbenkian de Ilustração com esta mesma obra.

Henrique Cayatte foi designado candidato português ao Prémio Hans Christian Andersen 1998 (ilustração), pelo conjunto da sua obra para crianças e jovens.

De entre as mais de duas dezenas de títulos que editou, contam-se as ilustrações para obras de Alice Vieira e ainda para os seguintes volumes: História da nuvem que não queria chover, de Fernando Bento Gomes, Lisboa, Caminho, 1983; O búzio de nácar, de Carlos Correia, 2.ª ed., Lisboa, Caminho, 1986; O grande lagarto da Pedra Azul, de Papiniano Carlos, Lisboa, Caminho, 1986; O menino eterno, de José Jorge Letria, Porto, Civilização, 1994. (J.A.G.)

DESIGNER

Henrique Cayatte é um dos mais conhecidos e premiados designers portugueses.

Foi responsável pelo design de publicações como o jornal Público e as revistas Ler e Egoísta.

Foi o designer coordenador dos catálogos para a área de exposições de «Lisboa — capital Europeia da Cultura 94».

Projectou o sistema de sinalética e comunicação da EXPO'98 e, em 1999, ganhou o Prémio Nacional de Design.

Foi responsável pelo design das exposições “Liberdade e Cidadania 100 Anos Portugueses” e “Engenho e Obra”.

Membro da Associação Portuguesa de Designers é, desde 2004, presidente do Centro Português de Design e integra o Board do BEDA (Bureau of European Design Associations) para o biénio 2008-2010.