segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Concurso Nacional de Leitura


No dia 7 de Janeiro, pelas 14H30, decorre a primeira eliminatória do Concurso Nacional de Leitura. Trata-se de uma fase da responsabilidade da escola, neste caso, da biblioteca escolar, que conta com a colaboração de professoras de Português do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
A escola seleccionará um máximo de três vencedores em cada uma das duas categorias – 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário –, que estarão presentes na Final Distrital.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Mais alguns momentos natalícios...











No dia 18 de Dezembro, o Natal regressou à na nossa Biblioteca. Desta vez, com uma leitura dramatizada e com canções de Natal.
Os alunos do 7ºano, no âmbito das disciplinas de Inglês e de Oferta de Escola, apresentaram a leitura dramatizada do conto “The Little Match Girl” (“A Menina dos Fósforos”), de Hans Christian Andersen, em língua inglesa. É de salientar que, embora bastante nervosos e inexperientes nestas andanças, conseguiram enfrentar, com coragem, uma sala cheia.
As alunas Andreia Coelho, Marina Pereira e Jessica Lage, do 10ºC, animaram a “plateia” com canções de Natal. A aluna Inês Rodrigues, do 10ºD, cantou o célebre cântico “Silent Night”.
Muito obrigada a todos os participantes. Feliz Natal!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Programa de Rádio - Especial Natal








No dia 17 de Dezembro, decorreu mais uma gravação do programa de rádio Página Aberta, um programa da responsabilidade da Biblioteca Escolar.
Este programa foi inteiramente dedicado ao Natal: sugestões de leituras natalícias; uma crónica sobre o consumismo que, infelizmente, caracteriza esta quadra; um poema de David Mourão-Ferreira intitulado "Natal, E Não Dezembro"; uma conversa informal sobre a forma como cada um dos intervenientes sente e vive o Natal, foram os tópicos fundamentais deste programa que irá para o ar no dia 24 de Dezembro, pelas 16 horas. Sintonize a Granada FM e desfrute de agradáveis momentos natalícios.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Chá com Livros



No dia 17 de Dezembro, pelas 14H30, decorreu mais um Chá Com Livros, o nosso Clube de Leituras. Num ambiente informal e descontraído, partilhámos as nossas experiências de leitura relativamente ao livro Os Pássaros de Seda, de Rosa Lobato de Faria. Falámos dos personagens e do seu percurso, da intriga, do contraste entre o passado e o presente, entre o campo e a cidade… Tudo isto, enquanto saboreávamos um delicioso bolo de chocolate, gentilmente confeccionado e oferecido pelo aluno Valentino Cunha, do 11ºA.
Foi mais um saudável momento de convívio em torno de um livro. Marcamos encontro no dia 21 de Janeiro, pelas 14H30. O livro sobre o qual incidirá a nossa conversa será O Triunfo dos Porcos, de George Orwell.
Lê o livro e integra o nosso Clube de Leituras.

Natal na Biblioteca












No dia 17 de Dezembro, o Natal chegou à Biblioteca Escolar. Os alunos do 11ºC e do 10ºE, no âmbito da disciplina de Português, presentearam-nos com momentos muito agradáveis e divertidos, que nos fizeram sentir e viver o espírito desta quadra.
Assistimos à dramatização de um excerto de Sonhos de Natal, de António Mota e à dramatização do conto “A Menina da Rosa Amarela”, in A Voz do Coração, de Rosa Lobato de Faria.
Houve ainda leitura de poemas de Fernando Pessoa, Miguel Torga, Natália Correia e António Gedeão, relacionados com o Natal. Poemas que proporcionaram uma reflexão sobre o significado e vivência desta época festiva.
Nesta actividade, contámos com a presença muito especial de duas encarregadas de educação, que nos leram um poema de David Mourão -Ferreira intitulado”Natal, E Não Dezembro”, e o poema “Natal…”, de Fernando Pessoa. Uma participação que muitos nos congratulou.
Muito obrigada a todos os que participaram nesta harmoniosa comemoração natalícia.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

domingo, 14 de dezembro de 2008

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Beauty and the Beast













No dia 11 de Dezembro, a língua inglesa ecoou na Biblioteca Escolar. Tratou-se da dramatização de A Bela e o Monstro, ou melhor, de Beauty and the Beast, pelo 11ºA.
Assistiram à actividade os 5º e 6º anos do Colégio Laura Vicunha, 0 10ºC e o 11ºC.
Os alunos do 11ºA proporcionaram momentos muito divertidos e agradáveis aos presentes. Foi uma actividade muito bem sucedida.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS









10 de Dezembro de 2008 – Esta quarta-feira comemoraram-se os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948, em Paris.
Passados 60 anos sobre a assinatura da Declaração, continua a ser um desafio aplicar o que alguns definiram como um direito à realidade. A realidade internacional é ainda muito diferente daquela inscrita na Declaração, uma vez que milhões de pessoas continuam a ser privadas de direitos essenciais como a alimentação, educação, saúde, justiça, igualdade, etc.
Na nossa Biblioteca, este dia foi assinalado através de uma apresentação de trabalhos seguida de debate.
Os dinamizadores desta actividade foram os alunos do 12º C, no âmbito de Área de Projecto, e do Curso Profissional de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente, na disciplina de Português.
Ao longo da sessão, foram focados grandes vultos da História Mundial que se destacaram na sua luta pelos Direitos Humanos: Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Aristides Sousa Mendes… foram algumas personalidades homenageadas.
No fundo, pretendeu-se criar um espaço de reflexão e relembrar que há muito a fazer para pôr em prática a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada há 60 anos atrás.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008